O Ministério da Educação liberou, na última segunda-feira, 3 de maio, o cronograma com as datas para a justificativa de ausência, e também o período em que poderá ser feito o pedido de isenção da taxa para o ENEM 2021.
Segundo o órgão, os pedidos de isenção da taxa serão aceitos entre os dias 17 e 28 de maio pelo portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para além disso, o mesmo período deverá ser utilizado para fazer a justificativa de ausência do candidato.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
Atenção! O candidato que se ausentou no último Enem, e não se justificar, não poderá fazer a solicitação de isenção da taxa do Enem 2021, visto que é obrigatório a justificativa.
Os critérios para pedir Isenção do Enem 2021 são os seguintes:
- Estar no último ano do ensino médio em 2021 em escola pública;
- Ter cursado integralmente todo o ensino médio em escola pública, ou ser bolsista integral de instituição privada;
- Ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Ser membro de família com baixa renda, com cadastro no CadÚnico, informando o NIS (Número de Identificação Social).
- Adquira: Apostilas ENEM 2021
- Adquira: Curso Online ENEM 2021
Cronograma
A data para as provas ainda não foi divulgada. Se o candidato tiver seu pedido de isenção aprovado, ele deverá fazer um novo cadastro no site, como em todos os anos de Enem, quando for fazer sua inscrição.
O último cronograma foi publicado no Diário Oficial da União e dispõe do seguinte:
- Justificativa de ausência no Enem 2020 e solicitação da isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: de 17 a 28 de maio de 2021;
- Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: a partir do dia 9 de junho de 2021;
- Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: de 14 a 18 de junho de 2021;
- Resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: dia 25 de junho de 2021.
Panorama Geral do ENEM
Por causa da pandemia do novo coronavírus, as provas do Enem 2020 ocorreram em janeiro de 2021. Os resultados foram divulgados em março e o SiSU aconteceu em Abril.
Normalmente, o Enem acontece no final do ano, em novembro, e os resultados são divulgados em janeiro. São 180 questões no total, com provas objetivas de múltipla escolha com 5 alternativas e só uma resposta certa.
Além disso o Enem acontece em 2 domingos, com provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.
Ademais, as provas do Enem acontecem pelas escolas de todo o Brasil, e como novidade, o MEC lançou a prova digital, que foi aplicada no ano de 2020 e pretende ser um processo contínuo.
De acordo com o MEC, o Enem Digital deve ser consolidado até 2026, extinguindo as provas impressas.
Para além disso, o Enem 2020 contou com 6,1 milhões de inscritos, sendo que 65% dos candidatos já concluiu o ensino médio. 6.020,263 inscritos escolheram a prova impressa, enquanto 101.100 realizaram a versão digital do processo.