O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os horários de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os candidatos podem perceber mudanças na configuração, em relação aos anos anteriores, devido à extinção do horário brasileiro de verão.
Razão para mudanças nos horários de aplicação
O INEP divulgou recentemente o cronograma referente aos horários de aplicações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontece nos dias 3 e 10 de novembro. Com a extinção do horário brasileiro de verão tanto a abertura e fechamento dos portões quanto o início de aplicação das provas, devem se diferenciar, em relação às edições anteriores, entre três regiões do território nacional.
O exame, como padrão, seguirá o horário oficial de Brasília. Essa divergência acontece, pois o Brasil, com sua proporção continental, localiza-se em três fusos horários mundiais diferentes.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Relação Geral de horários do ENEM por estados
Para tornar a diferenciação menor, o INEP optou por realizar a aplicação das provas mais cedo em algumas regiões do Centro-Oeste e Norte do País.
Índice
Acre e 13 municípios do Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga):
- Abertura dos portões – 10h
- Fechamento dos portões – 11h
- Início das provas – 11h30
- Término das provas – 17h
Amazonas (exceto os 13 municípios descritos acima), Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul:
- Abertura dos portões – 11h
- Fechamento dos portões – 12h
- Início das provas – 12h30
- Término das provas – 18h
Estados que seguem o horário oficial de Brasília:
- Abertura dos portões – 12h
- Fechamento dos portões – 13h
- Início das provas – 13h30
- Término das provas – 19h
O INEP também disse em nota que como nos anos anteriores a pontualidade será obrigatória e atrasos, mesmo que sejam justificados pela alteração do horário de aplicação, não serão tolerados. Os candidatos deverão comparecer aos locais de aplicação que constam no Cartão de Confirmação do participante, portanto documento original oficial com foto e caneta esferográfica preta (de corpo transparente).
Os Cartões de Confirmação podem ser consultados no Portal do Participante do INEP.
Vale lembrar que o ENEM é o exame que garante a participação dos estudantes no Sistema de Seleção Unificada (SISU), que permite os inscritos a se candidatarem às vagas oferecidas pelo Sitema de Ensino Superior Público e a pleitear bolsas em Instituições Privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUNI).