Atenção concurseiros! Chegou a semana da prova mais aguardada pelos estudantes brasileiros, o Enem 2021! Os exames serão aplicados nos dias 21 e 28 de novembro em todo país. Confira as recomendações e locais de prova!
Enem 2021: provas estão se aproximando, confira detalhes
Nos próximos dias 21 e 28 de novembro de 2021 acontecerá a edição regular – versão digital e manual, do Enem 2021.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila completa Enem 2021
- Adquira: Curso online completo Enem 2021
Vale destacar que quem fez a inscrição na segunda oportunidade, fará provas em 09 e 16 de janeiro de 2022.
Locais de prova
Os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio já podem ser consultados, na Página do Participante.
Importante destacar que foram liberados os locais apenas para quem fará a prova neste mês de novembro.
Ou seja, para os participantes que farão as provas em janeiro, os cartões de confirmação serão divulgados em uma data oportuna em dezembro, segundo o Inep.
O cartão contém os dados pessoais, número de inscrição, data, horário local, língua estrangeira, nome social e informará o atendimento do participante (especializado/específico) que foi solicitado no ato da inscrição.
Recomendações
Assim como aconteceu na edição de 2020, o uso de máscara facial será obrigatório nos locais de aplicação, em razão da pandemia da Covid-19. Os estudantes devem permanecer com a máscara durante toda a prova.
O edital prevê ainda que a máscara deve ser usada da maneira correta, cobrindo o nariz e a boca. Elas poderão ser trocadas durante a aplicação, seguindo a recomendação de especialistas da área de saúde.
Já as mãos devem ser higienizadas quando os participantes forem ao banheiro e no decorrer do exame. Haverá também o distanciamento social.
Sendo assim, segundo o Inep, as salas estarão dispostas de forma a assegurar a distância entre os participantes.
Importante destacar que o descumprimento das regras poderá fazer com que o candidato seja eliminado do exame.
Está com alguma doença? Peça remarcação!
Os participantes que estejam infectados com a Covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação, que será marcada.
Essa regra se aplica a candidatos com tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
Esses candidatos terão até cinco dias úteis depois do Enem para pedir para participar da reaplicação. O pedido deverá ser feito na Página do Participante, acompanhando de documentos comprobatórios.
Número de inscritos
O Enem 2021 registrou um total de 3.461.418 inscrições. Mais de 3 milhões vão realizar provas impressas e 68,8 mil farão a modalidade digital.
Em 2021, o número de inscritos foi de 5,7 milhões de pessoas, mas 70% não compareceram ao exame digital e 50% ao impresso.
Como serão as provas?
Com a mesma estrutura de provas, as duas versões, digital e impressa, contarão com 180 questões de múltipla escolha e a prova de redação.
Além disso, as provas serão constituídas por 04 áreas de Conhecimento, sendo elas:
- 1º Dia (21/11): duração de 05h30min
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa; Literatura; Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol; Artes; Educação Física; Tecnologias da Informação e Comunicação;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: História; Geografia; Filosofia; Sociologia;
- Redação.
- 2º Dia (28/11): duração de 05h
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química; Física; Biologia;
- Matemática e suas tecnologias: Matemática.
Como será a correção?
Já em relação aos critérios de correção, eles são de 0 a 200 pontos para cada área do conhecimento, que somam 1.000 pontos. E de 0 a 1.000 pontos para a prova de redação.
Os gabaritos oficiais têm previsão de serem divulgados três dias após a aplicação das provas. Não haverá espaço para recursos contra as resoluções dos exercícios.
Como anda a sua preparação para o Enem 2021? Confira, clicando aqui, quais as matérias que mais caem no exame. Veja ainda como se preparar!