Atenção estudantes! Quem pediu reaplicação das provas do Enem 2021 já pode consultar resultado. Para quem fez a solicitação, os exames estão agendados para o dia 09 e 16 de janeiro.
Enem 2021: como consultar o resultado da solicitação?
Os estudantes que pediram a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) já podem consultar o resultado do pedido.
- Adquira: Apostila completa Enem 2021
- Adquira: Curso online completo Enem 2021
Portanto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou o resultado na Página do Participante .
Sendo assim, os aprovados na análise poderão participar da reaplicação das provas que acontecerá nos dias 09 e 16 de janeiro.
A oportunidade foi dada para quem teve algum problema logístico, de infraestrutura ou sintomas de doenças infectocontagiosas, como a Covid-19.
Vale destacar, entretanto, que nas datas da reaplicação também serão aplicados o exame para outros dois públicos.
Assim, para as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) e para os que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro.
Essa inscrição de setembro foi dada aos isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020, depois de muita luta na justiça.
Segundo o STF, a ação se deu após análise de uma ação movida pela Educafro e outras entidades ligadas à educação e partidos políticos.
Enem 2021: provas aplicadas em novembro
As provas do Enem 2021, tanto impresso quanto digital, foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.
Assim, as provas foram constituídas por 04 áreas de Conhecimento. Sendo assim, foram elas:
- 1º Dia (21/11): duração de 05h30min
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa; Literatura; Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol; Artes; Educação Física; Tecnologias da Informação e Comunicação;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: História; Geografia; Filosofia; Sociologia;
- Redação.
- 2º Dia (28/11): duração de 05h
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química; Física; Biologia;
- Matemática e suas tecnologias: Matemática.
Ao todo, 3.461.418 inscrições foram confirmadas em todo o país. Do total, mais de 3 milhões para realizar provas impressas e 68,8 mil para modalidade digital.
Entretanto, o presidente do Inep, Danilo Dupas, afirmou que a taxa da abstenção no segundo dia do Enem 2021 foi de 30%. Assim, no primeiro domingo (21), a taxa foi de 26%.
Vale destacar que o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Portanto, é uma avaliação muito importante para quem quer seguir a vida acadêmica pós período escolar.
Ademais, ao longo de mais de duas décadas, o exame tem sido uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).