O edital da seleção CGM Niterói, no Rio de Janeiro, está perto de sair. A Fundação Getúlio Vargas é a banca escolhida para 15 vagas imediatas de Auditor Municipal; veja!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Quando sai o edital da seleção CGM Niterói?
Em breve! O edital do concurso público para a Controladoria Geral do Município de Niterói (CGM), no estado do Rio de Janeiro, está cada vez mais próximo.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
Isso porque os trâmites estão avançando e a banca organizadora está definida, sendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) a escolhida.
Assim, o próximo passo é a assinatura do contrato entre as partes, para oficializar a contratação, e o edital se tornará iminente, ou seja, poderá sair a qualquer momento.
Qual o perfil da banca Fundação Getúlio Vargas?
A banca FGV, considerada uma banca difícil de prever, tem provas que costumam ser cheias de particularidades e exceções para cada uma das disciplinas e de acordo com cada órgão contratante.
Uma das principais bancas examinadoras do Brasil e reconhecida especialmente pela elaboração das provas do Exame de Ordem (OAB) e de área de Tribunais, Jurídica, Fiscal, Administrativa e Policial.
A FGV tem 73 anos de atuação no Ensino Superior, além de atuar em pesquisas e projetos (organização de concursos). No entanto, existem pontos vitais da banca, são eles:
- Modelo de questões: múltipla escolha, geralmente organizada em 5 itens;
- Nível de cobrança: bem nivelado de acordo com o tipo de prova. Ainda assim, costuma se reconhecer como uma banca examinadora complexa para os candidatos.
- Distribuição de conhecimentos do edital: costuma abranger todo o edital, ainda que o número de questões para cada assunto varie.
- Quantidade média de questões: 70 a 80 questões.
- Enunciados: longos e complexos, com a utilização de termos técnicos e metafóricos.
- Prova discursiva: pode se estruturar em modelo de questões, com o máximo de 60 linhas para cada pergunta. Também pode incluir redações sobre tópicos contemporâneos, fortemente associados à política e economia.
Como gabaritar provas da banca FGV? Análise completa!
Quais os cargos ofertados no concurso CGM Niterói?
Desta vez serão ofertadas 15 vagas para a carreira de Auditor Municipal de Controle Interno (AMCI), que estarão distribuídas entre as seguintes especialidades:
- 5 vagas para Advogado;
- 5 vagas para Contador;
- 5 vagas para formações diversas:
- Ciências Sociais
- Engenharia
- Economia
- Administração
- Administração Pública
- Estatística
- Matemática
- Ciências Atuariais
De acordo com o Projeto de Lei aprovado em junho de 2023 pela Prefeitura de Niterói, os salários iniciais e finais dos cargos são os seguintes:
- Inicial: R$ 6.661,19
- Final: R$ 12.111,26
Confira mais editais de concursos públicos abertos no estado do Rio de Janeiro!
O que faz um Auditor Municipal de Controle Interno?
- A execução de atividades de controle interno, correição, ouvidoria e promoção da integridade pública, bem como a promoção da gestão pública ética, responsável e transparente, na Administração Direta e Indireta do Município de Niterói;
- A execução de auditorias, fiscalizações, diligências e demais ações de controle e de apoio à gestão, nas suas diversas modalidades, relacionadas à aplicação de recursos públicos, bem como à administração desses recursos, examinando a legalidade, legitimidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade, eficiência e efetividade dos atos
- governamentais, em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional, podendo, inclusive, apurar atos ou fatos praticados por agentes públicos ou privados na utilização de recursos do Município;
- A realização de estudos e trabalhos técnicos que promovam o incremento da transparência pública, a participação da sociedade civil na prevenção da corrupção e o fortalecimento do controle social;
- A realização de atividades inerentes à garantia da regularidade das sindicâncias e dos processos administrativos disciplinares instaurados no âmbito da Administração Municipal;
- A realização de estudos e trabalhos técnicos que contribuam para a promoção da ética e para o fortalecimento da integridade das instituições públicas.