A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu assinou o contrato com Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) para organização do novo edital, que ofertará 50 vagas imediatas para o cargo de Guarda Municipal de 3ª Classe, além de oportunidades de cadastro reserva.
A empresa será responsável por receber as inscrições, elaborar o edital e aplicar as etapas avaliativas do concurso, em até 180 dias, período estimado a contar da homologação da contratação da empresa até a homologação final do certame.
O lançamento do edital de abertura está previsto para o dia 29 de fevereiro de 2024. Confira tudo o que você precisa saber sobre o edital GCM Foz do Iguaçu!
Cargos, vagas e salários
O contrato com a banca trouxa vários detalhes do certame. De acordo com ele, o concurso GCM Foz do Iguaçu ofertará 50 vagas imediatas para o provimento de novos servidores para o cargo de Guarda Municipal, além de oportunidades de cadastro reserva para suprimento das vagas que vierem a existir.
O cargo exige diploma de nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação CNH nas categorias A e B.
Os funcionários cumprirão jornadas de trabalho de 40h semanais e receberão salários iniciais de R$ 3.186,76.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 120,00. Os pagamentos serão aceitos em agência bancária e/ou correspondente e são esperadas pelo menos 7 mil inscrições.
Provas e etapas de seleção
Conforme consta no termo de referência, o concurso terá quatro etapas avaliativas:
- 1ª etapa
- prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
- prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório;
- 2ª etapa
- Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter classificatório e eliminatório;
- 3ª etapa
- exame psicológico, de caráter eliminatório; e
- 4ª etapa
- exame de investigação social, de caráter eliminatório.
As provas objetivas terão duração máxima de 4h e serão aplicadas no turno na manhã. Na ocasião, os candidatos deverão responder questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, sendo apenas uma resposta considerada correta, sobre língua portuguesa, raciocínio lógico e noções básicas de informática.
Já a prova discursiva consistirá na produção de uma redação de tema relativo ao cargo de no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.
Quanto as provas do TAF, todos os candidatos aptos a realizar os testes, deverão passar pelas 3 etapas, sendo o teste de barra fixa, o teste de abdominal remado e o teste de corrida, onde o candidato deverá somar uma pontuação mínima, igual ou superior a 9 pontos, para que seja aprovado.
Confira o quadro de questões:
Somente serão aplicadas as provas do TAF para os 600 primeiros classificados na prova discursiva.
A aplicação ocorrerá na pista de atletismo Edmilson Sergio Haus, rua Lisboa, Nº. 510, no bairro Campo do Iguaçu (junto ao Complexo Esportivo Costa Cavalcante). Confira:
Posteriormente, a avaliação psicológica terá testes que abrangem a área comportamental e emocional do candidato, com aplicação individual. Além disso, será feita uma feita uma investigação sobre o histórico do candidato.
Baixe o contrato com a banca na íntegra!
O que cai na prova CGM Foz do Iguaçu?
Os candidatos deverão demonstrar os seguintes conhecimentos específicos:
- Constituição da República Federativa do Brasil (artigos dos 1.º, 5º, 37º, 38º e 144º);
- Direito Administrativo;
- Leis – (Maria da Penha, Acesso à Informação Abuso de Autoridade (dos artigos 3º ao 6º), criação da corregedoria e ouvidoria, Lei Federal nº.13022- Estatuto das GM´s).
- Lei de Transito (legislação e sinalização, normas gerais de circulação e conduta, direção defensiva, primeiros socorros e infrações e crimes de trânsito).
- ECA (disposições preliminares, nos artigos 1º ao 6º, da pratica do ato infracional art 103º ao 109º, do conselho tutelar dos artigos 131º ao 137º, dos crimes artigos 125º ao 244º b).
- Código Penal ( artigos do 1 a 6, do artigo 13º ao 19º, 23º ao 25º, 121º ao 129º do 146º ao 150º, do 155º ao 159º e do 312º ao 327º);
- Estatuto do Servidor (lei complementar 17/1993).
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
O que faz um Guarda de Foz do Iguaçu?
Ainda segundo o termo de referência, os classificados serão responsáveis pelas seguintes atividades:
- Exercer a vigilância e preservação do patrimônio público, garantir o funcionamento dos serviços de responsabilidade do Município;
- Exercer a função de almoxarife operacional, telefonista operacional, rádio operador operacional e prestar colaboração à Defesa Civil, realizar patrulhamento das diversas regiões, de áreas escolares e unidades administrativas, de saúde e outros serviços, parques e outros bens, integrado à promoção e educação para a cidadania; à colaboração e fiscalização do solo municipal, inclusive em áreas de preservação ambiental;
- Prestar auxílio as polícia estadual e federal, dentro dos limites constitucionais e demais atividades decorrentes de convênios firmados junto a outras esferas de governo (estadual e federal), relacionadas à segurança pública do município, serviços de orientação e fiscalização de trânsito.
Conheça outros concursos que já estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!
Como foi o último concurso de Foz do Iguaçu?
O último concurso aberto pela Prefeitura de Foz do Iguaçu para Guarda Municipal foi em 2003, ou seja, 20 anos atrás. Na ocasião, foram ofertadas 50 vagas, sendo 35 para homens e 15 para mulheres.
Para se candidatar, foi preciso ter idade igual ou superior a 18 anos, completos até a data da posse, nível médio completo e carteira nacional de habilitação (CNH) em qualquer categoria.
Os candidatos realizaram provas escritas de conhecimentos, prova de aptidão física, avaliação psicológica, investigação de conduta e exame médico admissional.
A prova de conhecimentos consistiu em 50 questões de múltipla escolha, sobre as disciplinas de Legislação Específica, Conhecimentos Gerais e Atualidades, Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais de Foz do Iguaçu e do Estado do Paraná.