Urgente! O Governo Federal decidiu pelo adiamento das provas do Concurso Nacional Unificado. A aplicação das avaliações aconteceria neste domingo, 5 de maio, em todo o país.
“Em razão da calamidade pública no Rio Grande do Sul, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será adiado em todo o país. A nova data será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional”, consta em nota oficial do Governo.
A possibilidade de adiantamento das provas do CNU foi levantada nesta quarta-feira, 1º de maio, após o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmar que o Estado estava “inviabilizado”, devido às fortes chuvas que atingiram a região e ocasionaram mortes e a destruição de várias cidades.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Ministra Esther afirma ser “impossível aplicar as provas no estado”!
Em coletiva realizada as 3h desta sexta-feira, 5 de maio, a ministra Esther Dweck afirmou que diante da situação climática do Rio Grande do Sul, a aplicação das provas seria impossível.
Índice
“A conclusão que a gente teve hoje é que seria impossível realizar as provas no Rio Grande do Sul, seja pelos locais de prova afetados, seja pela impossibilidade de segurança na realização das provas, seja pelo risco de vida das pessoas que estariam envolvidas nesse processo”, afirmou Esther.
Vale lembrar que nesta quinta-feira, 2 de maio, o MGI tinha informado em nota que as provas seriam mantidas em todo o país, incluindo o Rio Grande do Sul.
Entretanto, o Governo manteve as discussões internas para encontrar uma “saída jurídica”, evitar o prejuízo dos candidatos do RS e garantir a segurança da prova.
Nesta manhã, o Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, declarou que 86 mil pessoas se inscreveram para fazer as provas do CNU em 10 cidades do Rio Grande do Sul. Ao todo, são 2,5 milhão de inscritos.
Qual a nova data da prova do concurso Nacional Unificado?
Ao ser questionada sobre uma nova data para aplicação da prova, a ministra Esther Dweck informou que não há uma previsão, pois depende da logística junto à Fundação Cesgranrio, banca organizadora do concurso, para que as mais de 75 mil salas de aplicação e as 200 mil pessoas envolvidas no processo estejam disponíveis.
“A logística não possibilita a divulgação de uma nova data da prova com certeza no momento. Em algumas semanas teremos essa resposta”, disse a ministra.
De acordo com ela, 65% das cidades já tinham recebido os cadernos de prova, com escolta dos órgãos de Segurança Pública.
Agora, a ideia é fazer a logística reversa e centralizar as provas na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Orientações para o dia da prova do concurso Nacional Unificado?
As provas do CNU acontecerão nos seguintes horários:
turno matutino
- abertura dos portões: 7h30
- fechamento dos portões: 8h30
- início da aplicação: 9h
- término da aplicação: 11h30
- término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12 horas e 30 minutos
- duração da prova: 2h30
turno vespertino
- abertura dos portões: 13h
- fechamento dos portões: 14h
- início da aplicação: 14h30
- término da aplicação: 18h
- término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19 horas.
- duração da prova: 3h30
Os locais de prova já estão disponíveis para consulta na página oficial da seleção. Os candidatos deverão fazer login com os dados da conta GOV. BR na mesma página onde efetuaram as inscrições.
Ao acessar o site, será possível verificar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), que terá informações como: número de inscrição, data, hora, local de prova, confirmação de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.
Clique aqui e confira o que pode e não pode levar no dia da prova do CNU!