Depois de quase 80 dias de paralisação, a greve dos funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi encerrada em quase todos os estados do país no começo da semana. Entretanto, o atendimento à população só voltará na próxima segunda (5). Os servidores reivindicavam, além de um aumento salarial de 27,5%, novas gratificações, 30 horas semanais de trabalho para todos funcionários, realização de um concurso público e melhoria das condições de trabalho.
Garanta a sua vaga neste concurso!
Compre aqui:
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!Índice
A decisão de voltar a trabalhar aconteceu porque o sindicalistas aceitaram a proposta do governo em aumentar a remuneração em 10,8%. A expectativa é de que o pagamento aconteça em duas partes: agosto do ano que vem e janeiro de 2017. Somado a esse acréscimo, a autorização do aguardado certame também ajudou os profissionais do INSS a tomarem a decisão.
O novo processo seletivo parece finalmente caminhando a passos largos até a sua confirmação. Nesta quarta (30), a presidente do Instituto, Elisete Berchiol da Silva, confirmou a Cespe/UnB como banca organizadora do evento. Portanto, a publicação do edital está bem próxima de acontecer.
Leia mais sobre isso em: Em boletim, INSS confirma Cespe/UnB como banca organizadora.
Na maior parte do país a situação já está concretizada, que é o caso dos estados do: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e São Paulo. No Ceará e em Santa Catarina os indicativos para o fim da greve já foram aprovados. Já Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Roraima não tiveram assembleias e as respectivas decisões ainda não foram tomadas.
Além das funções técnico administrativas, os peritos do INSS também estão parados desde o começo de setembro e ainda não há previsão de retomada das atividades.