As inscrições para a seleção da Polícia Penal Piauí foram adiadas e terão início nesta terça-feira, 12 de março, após retificação no cronograma que atendeu à recomendação do Tribunal de Contas (TCE PI), para o acréscimo de um dia a fim de solicitar a impugnação de itens do edital.
As demais datas constantes no edital permaneceram inalteradas. Dessa forma, a aplicação das provas ocorrerá no dia 28 de abril de 2024.
Lembrando que o edital oferta 400 vagas entre imediatas e cadastro reserva para a carreira de Policial Penal, que exige como escolaridade, o nível superior completo em qualquer área. Saiba como fazer a inscrição para participar da seleção para Polícia Penal Piauí!
Como fazer a inscrição no edital da Polícia Penal Piauí?
Os interessados em uma das oportunidades terão até às 13h do dia 27 de março para acessar o site da banca organizadora, Nucepe (Nucleo de Concursos e Promoção de Eventos – Universidade Estadual do Piauí/UESPI) e preencher o formulário de inscrição.
Após preencher o formulário, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 142,00 até o dia 28 de março.
Haverá isenção ou desconto no pagamento da taxa, para os candidatos doadores de sangue, doadores de medula óssea, desempregados, candidatos cuja renda familiar for igual ou inferior ao salário mínimo e candidatos que efetivamente tiverem trabalhado como mesário e colaborador nas eleições realizados pela Justiça Eleitoral do Estado do Piauí.
Veja o novo cronograma:
Quanto ganha um Policial Penal do Piauí?
O edital oferta 400 vagas de Policial Penal, sendo 200 vagas imediatas (150 para ampla concorrência e 50 para candidatos negros) e 200 vagas para formação de um cadastro reserva (150 para ampla concorrência e 50 para candidatos negros).
O cargo de Policial Penal do Piauí, antes denominado Agente Penitenciário, exige como escolaridade, nível superior completo em qualquer área.
A jornada de trabalho é integral, cumprindo 44h semanais, com remuneração inicial de R$ 6.496,73.
Confira a progressão de carreira:
Conheça outros concursos que estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!
Como serão as provas do edital Polícia Penal Piauí?
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e dissertativas, exames de saúde médico e odontológico, exame de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social.
A aplicação da prova escrita e dissertativa está prevista para o dia 28 de abril de 2024, na cidade de Teresina-PI, com início às 8h30 e término às 13h30 (5h de duração).
- Confira: Mapa de Questões – Polícia Penal/PI – Policial Penal – 9 Mil Questões
- Confira: Curso Online Polícia Penal – PI – Policial Penal
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
O que cai na prova?
Na prova objetiva, serão cobradas 60 questões de múltipla escolha, sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Regionais do Estado do Piauí, Noções de Administração, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direitos Humanos, Legislação Especial e Legislação Estadual.
Já na prova dissertativa, será preciso desenvolver uma redação de 20 a 30 linhas. Atenção! Só terão as redações corrigidas os candidatos classificados na prova objetiva.
Leia também: O que estudar para as provas do concurso Polícia Penal do Piauí?
Como é o TAF?
No Teste de Aptidão Física, os candidatos deverão desenvolver os seguintes exercícios:
- flexão e extensão na barra fixa
- teste abdominal
- corrida de 12 minutos