O ministro da Previdência, Carlos Lupi, confirmou em entrevista ao Estadão, o intuito de convocar 500 aprovados excedentes no último concurso INSS, realizado em 2022.
Segundo informações do ministro, as convocações devem acontecer no segundo semestre de 2024. Vale lembrar que há duas semanas, o presidente do INSS, Alessandro Antonio Stefanutto, tinha encaminhado ao ministro Carlos Lupi, um ofício para chamada de 500 excedentes.
“Agora, eu tenho um compromisso de o Ministério da Gestão, no segundo semestre, me mandar mais 500 funcionários concursados. Porque a minha combinação com o Haddad é o seguinte: o que eu economizar, ele me dá uma parte em investimentos para a Previdência Social”, disse Lupi.
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!INSS: 1.800 excedentes aguardam convocação
Apesar do interesse de Carlos Lupi, o INSS depende do decreto presidencial e do aval do MGI, visto que já chamou 25% além do quantitativo de vagas iniciais, ou seja 250 excedentes (que é o quantitativo permitido por lei).
Índice
Além da chamada de excedentes, o INSS trabalha para conseguir a autorização do Governo Federal e chamar todos os aprovados no último concurso até maio de 2025. O prazo equivale a validade do concurso, que não pode mais ser prorrogada.
A lista de aprovados no INSS soma 1.800 excedentes. Isso porque de um total de 3.144 aprovados, 1.298 foram convocados, sendo 1.000 aprovados para o Curso de Formação, 250 para provimento adicional e 48 para as vagas remanescentes da primeira turma do Curso.
Caso o aval para convocação de 500 excedentes seja concedido, ainda restarão cerca de 1.300 profissionais na lista.
Presidente do INSS deseja convocar todos os excedentes do concurso público
Em entrevista à Anasps TV, realizada na última terça-feira, 19 de março, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, demonstrou interesse em convocar todos os aprovados do último concurso INSS.
“(…) quero aproveitar esse concurso e aproveitar todos os candidatos que ficaram remanescentes, que têm condições jurídicas de vierem a ser do nosso quadro. Eu vou lutar até o fim para que sejam aproveitados. E tenham bastante otimismo porque o aceno do governo é positivo”, disse.
Curso Grátis INSS
Prepare-se com antecedência para garantir a sua vaga! Com o nosso Curso Grátis INSS 2024, você terá acesso a aulas completas e um plano de estudos personalizado para te guiar durante a preparação. Além disso, poderá esclarecer suas dúvidas diretamente com nossos professores. E o melhor de tudo: é totalmente gratuito! Não deixe essa oportunidade passar. Inscreva-se agora e comece a sua jornada rumo à aprovação!
Órgão reforça pedido de autorização de edital para Perito!
Na última sexta-feira, 8 de março, foi publicada novamente no Diário Oficial da União, a portaria conjunta do Ministério da Previdência Social e INSS, que torna público o parecer técnico de perícia conectada.
O documento confirma o novo pedido de autorização ao Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, para o provimento de 1.574 vagas de Perito Médico.
Segundo informações do ministro Carlos Lupi, as oportunidades serão destinadas para cidades longes das capitais, tendo como intuito diminuir o déficit de pessoal.
Inclusive, haverá uma trava para transferências de, no mínimo, dez anos. Tal medida será adotada como forma de fazer o profissional ficar estabelecido na localidade escolhida, visto que muitos prestam concurso com a intenção de tomar posse em cidades menores, mas pedem transferência para a capital.
A carreira de Perito Médico é vinculada à Subsecretaria de Perícia Médica Federal e exige nível superior em Medicina e registro regular no Conselho Regional de Medicina para ingresso.