O Instituto de Previdência Municipal de São Paulo terá edital publicado em breve para seu primeiro concurso Iprem SP, com vagas para carreira de Analista.
Assim, a Fundação Carlos Chagas foi a banca escolhida. Quer saber quando o edital sairá e quais os detalhes da seleção? Venha comigo nesta matéria!
Quando sai o edital do concurso Iprem SP?
Sendo assim, a banca organizadora do concurso Iprem de São Paulo está escolhida por meio de dispensa de licitação, conforme despacho da última sexta-feira, dia 17 de maio.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Sendo assim, a seleção estará organizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Estão, agora, designados os fiscais responsáveis pelo processo de contratação da empresa.
Índice
Após a contratação e publicação da assinatura entre as partes, o edital se torna iminente, ou seja, poderá sair a qualquer momento.
Como o processo está adiantado, tudo indica que o edital saia entre os meses de junho e julho de 2024. Lembrando que a comissão organizadora esteve montada em fevereiro deste ano.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Quais as vagas e salários do concurso Iprem SP?
Posteriormente, o concurso Instituto de Previdência Municipal SP ofertará 30 vagas para o cargo de Analista de Previdência!
Conforme a lei que dispõe da criação do cargo, a carreira exige nível superior de formação nas áreas de Administração; Ciências Jurídicas; Estatística; Ciências Atuariais; Ciências Contábeis; e/ou Economia.
Além disso, com uma jornada de 40 horas de trabalho semanais, o cargo conta com uma remuneração inicial de R$ 9.540,00!
Entretanto, de acordo com os níveis e categorias do cargo, o servidor poderá receber uma remuneração de até R$ 18.021,49!
O que estudar para o concurso Iprem SP?
Ademais, de acordo com a lei que criou o cargo, além das provas objetivas, a seleção poderá contar com um curso de formação profissional. Tudo se confirmará no edital.
Entretanto, na última seleção do órgão, que aconteceu em 2015, sob organização da Vunesp, os inscritos passaram por provas objetivas e discursivas, além da avaliação de títulos.
Por fim, a prova objetiva foi constituída por 80 questões de múltipla escolha. Quem quiser usar o último edital como base, pode iniciar os estudos. Veja o que esteve cobrado:
- Analista de Informações, Cultura e Desporto – Biblioteconomia
- Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa (10)
- Raciocínio Lógico e Noções de Estatística (10)
- Administração Pública (10)
- Realidades Municipais (10)
- Conhecimentos Específicos (40)
- Conhecimentos Gerais
- Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – Ciências Contábeis
- Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa (15)
- Raciocínio Lógico (05)
- Administração Pública (20)
- Conhecimentos Específicos (40)
- Conhecimentos Gerais
- Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – Ciências Econômicas
- Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa (10)
- Raciocínio Lógico (10)
- Administração Pública (12)
- Realidades Municipais (08)
- Conhecimentos Específicos (40)
- Conhecimentos Gerais
O que faz um Analista no Iprem SP?
- Instruir, analisar, revisar, cadastrar, acompanhar e manifestar-se tecnicamente nos processos de concessão, pagamento, manutenção, revisão e extinção de benefícios previdenciários;
- Realizar o cálculo e implementar o benefício em folha de pagamento, bem como relatar eventuais distorções que possam ocorrer no cálculo ou em virtude de alteração legislativa, propiciando a manutenção regular do benefício;
- Planejar, implantar, avaliar, atender, orientar e capacitar sobre as ações voltadas ao atendimento, orientação e informação aos segurados ativos, aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS zelando pela manutenção e atualização do banco de dados e do cadastro previdenciários;
- Propor, implantar, executar e avaliar políticas públicas, projetos, planos, pesquisas e ações voltadas ao aprimoramento da gestão previdenciária municipal e da sustentabilidade financeira e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, emitindo notas e pareceres técnicos e propondo o aperfeiçoamento de normas complementares;
- Realizar o gerenciamento dos ativos e passivos previdenciários, de forma a manter uma compatibilidade entre ambos, analisando riscos e formulando planos de mitigação, incluindo a elaboração, acompanhamento e revisão da política anual de investimentos, com a elaboração de relatórios e demonstrativos da alocação, gestão dos riscos e desempenho da carteira, sempre considerando a análise econômica do mercado e seus indicadores, em seus aspectos conjunturais e de estrutura;
- Gerar relatórios gerenciais e operacionais, mantendo sempre atualizado o cadastro de imóveis do Fundo Previdenciário, realizando inventário e reavaliação
anual; - Fornecer apoio técnico-jurídico e administrativo às diversas áreas de atuação da autarquia, nos limites definidos pelos órgãos da Procuradoria Geral do Município, por meio da análise e informações de natureza jurídica em processos administrativos referente a acordos, convênios, contratos e suas minutas, licitações, a aplicabilidade da legislação que rege a Administração Pública e a gestão previdenciária, a subsídio à defesa e a prestação de informações aos Tribunal de Contas e Ministério Público;
- Verificar o cumprimento de normas constitucionais, leis, decretos, regulamentos, resoluções e outras atos normativos aplicáveis ao campo de atuação da Autarquia;
- Realizar a capacitação e o aperfeiçoamento dos servidores que atuam na área previdenciária do IPREM, da Administração Direta e Indireta, do Tribunal de Contas;
do Município de São Paulo – TCMSP e da Câmara Municipal de São Paulo – CMSP; - Desenvolver outras atividades afins que lhe forem designadas pelos seus superiores e que estejam de acordo com a sua habilitação profissional, entre outras atividades.
Quer saber de mais editais de concursos abertos no estado de São Paulo? Não perca tempo!