Atenção, concurseiros! As provas do edital da Polícia Civil de Pernambuco marcadas para o próximo domingo, 25 de fevereiro, estão mantidas. A decisão foi tomada pela Milena Flores Ferraz Cintra, da 3ª Vara da Fazenda Pública, na segunda-feira, 19.
A juíza negou parcialmente as medidas propostas pela Ação Civil Pública (ACP) da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPE PE). Entenda!
Provas do edital Polícia Civil de Pernambuco estão mantidas!
A Ação Civil Pública (ACP) da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPE PE) solicitava a reabertura de inscrições, o deferimento das inscrições dos candidatos que possuam quaisquer das condições listadas no item 11.17 do edital e a adaptação do Teste de Aptidão Física (TAF) às pessoas com deficiência.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Segundo a juíza, a reabertura das inscrições implicaria em comprometer a regularidade do concurso.
Índice
“[….]neste aspecto, a reabertura das inscrições, tão próximo da aplicação das duas fases de prova, marcadas para o dia 25.02.2024 implicaria em comprometer a regularidade do certame. Com efeito, a reabertura das inscrições, neste momento, além de comprometer severamente o cronograma do concurso, geraria prejuízos à coletividade em grau maior, considerando a notória necessidade de provimento destes cargos. Outrossim, poderia, também, gerar favorecimento dos candidatos cujas inscrições fossem efetivadas posteriormente, já que, não mantido o calendário, alguns candidatos teriam mais tempo de preparação, ferindo a isonomia que é, afinal, um dos objetivos constitucionais do concurso público“, diz trecho da decisão.
Quanto a adaptação do Teste de Aptidão Física (TAF) às pessoas com deficiência, a juíza determinou a retificação do edital para promover “a adaptação razoável dos testes de avaliação física – TAF para os candidatos habilitados como pessoas com deficiência, bem como para afastar a exclusão dos candidatos inscritos como pessoa com deficiência unicamente em razão da aplicação do item 11.17 do Edital e sem avaliação biopsicossocial, já que para estes candidatos, a compatibilidade do cargo deve ser aferida durante o Estágio Probatório, pela comissão já prevista.“
Saiba como conferir o local de prova do edital Polícia Civil PE, clicando aqui!
Saiba como serão as provas do concurso Polícia Civil de Pernambuco
Os candidatos serão avaliados em duas etapas de seleção:
- Primeira etapa
- Prova Objetiva
- Prova Discursiva
- Prova Prática de Digitação (apenas para Escrivão)
- Exames Médicos
- Prova de Capacidade Física
- Avaliação Psicológica
- Investigação Social
- Prova Oral
- Avaliação de Títulos (apenas para Delegado)
- Segunda etapa
- Curso de Formação Profissional
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, serão compostas por 100 questões para o cargo de Delegado e de 60 questões para os cargos de Agente e Escrivão, todas de múltipla escolha. Confira:
Agente de Polícia
- P1: Conhecimentos básicos – Noções de Direito (20)
- P2: Conhecimentos Específicos (40)
Escrivão de Polícia
- P1: Conhecimentos básicos – Noções de Direito (20)
- P2: Conhecimentos Específicos (40)
Delegado de Polícia
- Direito Constitucional (12)
- Direito Administrativo (12)
- Direito Penal (14)
- Direito Processual Penal (14)
- Legislação Penal e Processual Penal Extravagante (10)
- Legislação Estadual (05)
- Medicina Legal (06)
- Criminologia (05)
- Direito Civil e Empresarial (06)
- Direito processual Civil (06)
- Direito Tributário (05)
- Direito Ambiental (05)
Cada questão valerá 1 ponto e será considerado aprovado o candidato que:
- Cargo de Delegado: obtiver nota inferior a 40,00 pontos; e
- Cargo de Agente ou Escrivão: obtiver nota inferior a 24,00 pontos.
Leia também: Polícia Civil PE: O que estudar para Agente e Escrivão de Polícia?
Conheça outros concursos que estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!
Banca divulga demanda por vaga
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou a demanda por vaga do concurso Polícia Civil de Pernambuco.
Segundo informações do documento, foram registradas 48.891 candidaturas. O cargo com o maior número de inscritos foi o de Agente de Polícia. Confira:
- Confira: Mapa de Questões – Língua Portuguesa (Cebraspe)
- Confira: Mapa de Questões – Informática (Cebraspe)
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Cargos, vagas e salários PC PE
O concurso PC PE oferta 445 vagas de nível superior, sendo 250 vagas de Agente de Polícia, 150 vagas de Escrivão de Polícia e 45 vagas de Delegado.
Os servidores cumprirão jornadas de trabalho de 40h semanais e receberão salários iniciais de R$ 4.700,00, com exceção da carreira de Delegado, que receberá salários de R$ 10.930,00.