MGI dá início as preparações da segunda edição do concurso unificado!

fachada do palácio do planalto em Brasília em um dia ensolarado com texto sobre a imagem escrito concurso unificado
MGI dá início as preparações da segunda edição do concurso unificado!

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos iniciou o planejamento de uma segunda edição do Concurso Unificado, também chamado de “Enem dos Concursos”.

Em portaria publicada no Diário Oficial da União, desta sexta-feira, 8 de março, o MGI designou uma servidora em caráter temporário para acompanhar a implementação do CPNU e auxiliar no planejamento das futuras edições.

Com isso, a edição de um novo concurso Unificado ganha cada vez mais força. Entenda melhor essa possibilidade!

Vai ter concurso Unificado em 2025?

Segundo detalhes da portaria, a nova servidora será destinada “ao acompanhamento e a avaliação da implementação do Concurso Público Nacional Unificado, e ao planejamento de suas novas edições, no âmbito da Secretaria de Gestão de Pessoas deste Ministério”.

O documento reforça a previsão da secretária do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Cristina Mori.

Em coletiva de imprensa realizada em Brasília DF, no dia 23 de fevereiro, a secretária executiva do MGI, revelou que o órgão estuda a possibilidade de uma nova edição do CNU em 2025.

“Estamos começando os estudos agora para entender se vamos ter um número de vagas que justifique a realização de um concurso em escala nacional, como estamos fazendo agora. As vagas que são autorizadas dependem dos órgãos que nos mandaram, então certamente requer uma nova articulação com um novo conjunto de órgãos que tenham vagas supostamente aprovadas”, revelou.

Durante a coletiva, a ministra do MGI, Esther Dweck, revelou que caso uma nova edição do certame aconteça, será no modelo de distribuição de vagas por blocos temáticos.

“A lógica ali é mais pelo tema do que pela vaga e pelo órgão em si. Essa lógica, até esse momento, foi uma boa decisão e, por enquanto, vamos manter”, disse.

MGI projeta novas autorizações em concursos federais!

Em entrevista ao jornal O Globo, publicada na última segunda-feira, 4 de março, a ministra Esther também falou sobre uma nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

Ao que tudo indica, serão preenchidas cerca de 20 mil vagas na atual gestão. “Entre 18 mil e 20 mil é um número razoável de novas contratações. Estamos trabalhando, olhando o espaço orçamentário”, ressaltou.

Segundo a ministra, serão autorizadas 10 mil vagas em concursos federais. Esse número inclui novos editais e a chamada de excedentes em concursos já realizados.

“No ano passado, autorizamos 9 mil vagas, exceto educação e militares, que têm regras próprias. E há expectativa de, pelo menos, dobrar o número de vagas autorizadas, criar mais 9 mil ou até 10 mil até 2026, tanto em novos concursos quanto chamando excedentes de concursos já autorizados”, disse.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Unificado registrou mais de 2 milhões de inscrições

concurso Unificado  registrou 2,1 milhão de inscritos, sendo 1.543.560 pagantes e 600.875 isentos da taxa de inscrição. O certame oferta 6.640 vagas de diversas especialidades para 21 órgãos e ministérios, com salários de até R$ 22 mil. 

Com as inscrições encerradas, as provas do CNU  se aproximam. A aplicação das avaliações será no dia 05 de maio de 2024, em diferentes turnos:

  • Manhã
    • nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais – 20 questões + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco (2h30 de duração)
    • nível médio: 15 questões de língua portuguesa + redação (2h30 de duração)
  • Tarde
    • nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos – 50 questões (3h30 de duração)
    • nível médio: provas objetivas – 45 questões (3h de duração)

Saiba o que estudar: Concurso Nacional Unificado: Editais publicados. 6.640 vagas!

Conheça outros concursos que estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!