Concurso MP PA: Projeto básico está em elaboração!

Optimized mppa 1

Os preparativos para um novo concurso MP PA (Ministério Público do Pará) foram retomados. Serão ofertadas vagas para efetivos em cargos de níveis médio e superior. O concurso é aguardado desde 2019 e o edital ganha forças para ser publicado em breve.

Concurso MP PA: projeto básico

Após dois anos, os preparativos do concurso MP PA foram retomados pelo Ministério Público do Pará. A informação foi confirmada pelo Departamento de Recursos Humanos.

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

O projeto básico da seleção funciona como um espelho para o edital e está em elaboração; ele traz informações sobre cargos, vagas, requisitos, salários e estrutura de provas.

Vale ressaltar que o projeto básico é disponibilizado durante o processo de escolha da banca organizadora, que deve acontecer ainda em 2021, segundo previsão do órgão. Entretanto, ainda não se sabe quando o projeto será finalizado.

Para a escolha da banca, as instituições interessadas devem enviar o documento, após saberem os detalhes do concurso, para propor seus preços.

Concurso MP PA: cargos previstos

Ainda sem edital e sem banca organizadora, o concurso MP do Pará já conhece que as vagas do certame serão para níveis médio e superior.

Por exemplo, o cargo de Auxiliar Administrativo será contemplado e tem como requisito apenas o ensino médio completo.

Está em estudo ainda a inclusão de oportunidades para Analistas e Promotores de Justiça.

O Ministério Público leva em consideração a Lei Complementar 173/2020, que restringe o ingresso de servidores até dezembro deste ano, para definir o número de vagas que será ofertado.

Sendo assim, pela legislação, só é possível nomear aprovados em concursos para suprir cargos vagos e não para provimentos de cargos novos.

Ao todo, são 12 cargos em aberto para Analistas, o que poderá ser incluído no novo concurso, mediante o orçamento disponível para posse dos aprovados.

Concurso MP AP: contrato com banca foi rescindido

O concurso MP do Pará já conta, desde 2019 quando o assunto surgiu, com uma banca organizadora contratada. O Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (Cetap) chegou a ser contratado, entretanto, o contrato foi rescindido em 2020.

Na época, o concurso foi anunciado com a oferta de 15 vagas imediatas e mais cadastro reserva, com 150 aprovados, para cargo que requer apenas o ensino médio completo. Os salários iniciais seriam de R$ 2.489,83. 

A rescisão com a banca foi devido ao bloqueio de 95% dos ativos da banca pela 2ª Vara Federal Cível. De acordo com a procuradora-geral de justiça, Rosa Maria Carvalho, o bloqueio dos bens coloca em risco à realização do concurso e das obrigações contratuais.

Além disso, o texto apontou ainda a lentidão na execução dos processos pelo Cetap, segundo a procuradora. Agora, um novo processo licitatório deverá ser iniciado.

No início de 2020, o procurador-geral informou sobre a intenção de abrir dez chances para Promotores de Justiça. A fala foi durante um sessão ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça.

Vale lembrar que a carreira exige Bacharelado em Direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, no mínimo, três anos de prática jurídica.

O portal da transparência aponta que a remuneração inicial para a carreira é de R$ 30.404,42. 

Concurso MP PA: estrutura de provas estava definida

Outra coisa que já havia sido definida, era a estrutura das provas para o concurso para o cargo de Auxiliar de Administração.

De acordo com o projeto inicia, as provas teriam 70 questões sobre as disciplinas de Língua Portuguesa; Noções de Informática; Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Estado do Pará; Lei Orgânica do MP-PA. 

Também haveriam questões sobre Noções de Administração Pública; de Direito Constitucional; de Direito Administrativo; de Direito Civil.

Entretanto, como o edital está passando por reformação e há a abertura de um novo processo para contratação da banca, é possível que ocorram mudanças na estrutura.

A aplicação das provas aconteceriam em Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Breves, Capanema, Castanhal, Itaituba, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Soure, Santarém e Tucuruí.