Atenção concurseiros, vem ai um novo concurso Guarda de Manaus – AM ! Em fevereiro, durante sessão parlamentar na Câmara Municipal, o vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) solicitou ao prefeito de Manaus, David Almeida, a realização de uma nova seleção.
A reestruturação da Guarda Municipal é uma promessa de campanha firmada pelo vereador em seu mandato. O último concurso Guarda de Manaus foi realizado há nove anos, em 2012. Portanto é possível que um novo certame esteja próximo.
Estrutura da Guarda Municipal de Manaus
Durante seu discurso no plenário, o parlamentar ressaltou a falta de segurança na cidade, assim como a precariedade na estrutura da Guarda Municipal de Manaus .
Ainda de acordo com o vereador Capitão Carpê Andrade, atualmente a corporação conta com muitos agentes acima de 60 anos. Disse ainda que é preciso “aprimorar, equipar com arma de fogo e efetivar por concursos” novos Agentes de segurança municipal.
Porte de armas para Guarda Municipal
Na última terça, 1º de março, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que todos os Guardas Municipais terão direito ao porte de armas de fogo independente do número de habitantes do município.
Com maioria dos votos o plenário virtual da Corte referendou liminar proferida pelo ministro Alexandre de Moraes. O ministro no ano de 2018 suspendeu dois artigos aprovados em 2003 do Estatuto do Desarmamento que limitava o porte de arma pelos Guardas conforme a quantidade de habitantes.
Lembrando que antes dessa decisão era proibido o porte de arma para os Guardas Municipais de municípios com menos de 50 mil habitantes e permitido o porte nos municípios com 50 mil a 500 mil habitantes apenas quando em serviço.
“O tratamento exigível, adequado e não excessivo corresponde a conceder idêntica possibilidade de porte de arma a todos os integrantes das Guardas Civis, em face da efetiva participação na segurança pública e na existência de similitude nos índices de mortes violentas nos diversos municípios, independentemente de sua população”, disse o ministro.
Último concurso Guarda de Manaus – AM
O último certame aconteceu em 2012, há nove anos. Na ocasião a oferta foi de 293 vagas, mais cadastro reserva, para Guarda Municipal.
O cargo foi destinado a candidatos com nível médio e altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres). O salário, na época, era de R$ 900,00 mais benefícios, além do vale-transporte.
O concurso teve a organização da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). A avaliação dos candidatos foi dividida em quatro etapas, sendo:
- Prova objetiva;
- Avaliação médica;
- Exame psicológico;
- Teste de Aptidão Física (TAF).