O CIAS de Minas Gerais (Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde) abriu concurso com 247 vagas para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). As oportunidades são para níveis médio/técnico e superior. Se você vai concorrer aos testes agendados para 23 de outubro, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!
Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila CIAS SAMU – MG
Matérias comuns aos cargos de nível médio/técnico
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Língua Portuguesa: Interpretação de diferentes gêneros de texto; 2. Variação linguística no português brasileiro; 3. Acentuação gráfica; 4. Uso do acento grave indicativo de crase; 5. Pontuação; 6. Reconhecimento e uso das Classes de palavras variáveis e invariáveis no português padrão; 7. Reconhecimento e uso das Concordâncias nominal e verbal no português padrão; 8. Reconhecimento e uso de Regência verbal no português padrão; 9. Colocação pronominal: próclise, mesóclise e ênclise no português padrão; 10. A frase na norma padrão: períodos simples e composto.
Índice
Saúde Pública: Conhecimento da Rede de Urgência e Emergência do Estado de Minas Gerais. 2. Organização dos Serviços de Saúde no Brasil – Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e diretrizes do SUS; 3. Controle Social – organização da gestão colegiada, financiamento do SUS, legislação e normalização complementar do SUS; 4. Pacto Pela Saúde. Política Nacional de Humanização. 5. Política Nacional de Medicamentos. 6. Assistência Farmacêutica no SUS. 7. Conceitos básicos em epidemiologia e saúde coletiva. 8. Conhecimento da Rede de Urgência e Emergência do Estado de Minas Gerais. 9. Portaria GM/MS nº 2048, de 05 de outubro de 2002.
Conhecimentos específicos: cada cargo possui diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital!
Matérias comuns aos cargos de nível superior:
Língua Portuguesa: Interpretação de diferentes gêneros de texto; 2. Variação linguística no português brasileiro; 3. Neologia de palavras; 4. Acentuação gráfica; 5. Uso do acento grave indicativo de crase; 6. Pontuação; 7. Conexão textual e frasal; 8. Reconhecimento e uso das Classes de palavras variáveis e invariáveis no português padrão; 9. Reconhecimento e uso das Concordâncias nominal e verbal no português padrão; 10. Reconhecimento e uso das Regências verbal e nominal no português padrão; 11. Análise sintática das orações e de termos da oração.
Saúde Pública: Conhecimento da Rede de Urgência e Emergência do Estado de Minas Gerais. 2. Organização dos Serviços de Saúde no Brasil – Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e diretrizes do SUS; 3. Controle Social – organização da gestão colegiada, financiamento do SUS, legislação e normalização complementar do SUS; 4. Pacto Pela Saúde. Política Nacional de Humanização. 5. Política Nacional de Medicamentos. 6. Assistência Farmacêutica no SUS. 7. Programas da Secretaria de Vigilância à Saúde. 8. Princípios da Vigilância Epidemiológica. 9. Programa Nacional de Imunizações. 10. Pneumologia Sanitária e o Controle da Tuberculose no Brasil. 11. Conceitos básicos em epidemiologia e saúde coletiva. 12. Medicina preventiva e saúde pública; 13. As atribuições municipais no campo da saúde pública; Saúde e educação; 14. Medicina preventiva X medicina curativa; 15. Assistência social e prevenção de danos; 6. Estratégia Saúde da Família; 17. Medicamentos essenciais. 18. Componentes da Assistência Farmacêutica: Básico, Especializado e Estratégico. Farmácia popular. 19. Conhecimento da Rede de Urgência e Emergência do Estado de Minas Gerais. 20. Portaria GM/MS nº 2048, de 05 de outubro de 2002.
Conhecimentos específicos: confira no edital os conhecimentos específicos de cada especialidade.
Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso CIAS – MG!
Critérios de desempate
Na hipótese de igualdade de nota final entre candidatos, serão aplicados critérios de desempate, tendo preferência, sucessivamente, o candidato que tiver:
– Idade igual ou superior a 60 anos
– Tiver maior número de pontos na Prova Objetiva, nas questões de Conhecimentos Específicos.
– Tiver maior número de pontos na Prova Objetiva, nas questões de Saúde Pública.
– Tiver maior número de pontos na Prova Objetiva, nas questões de Português.
– Tiver mais idade, levando-se em consideração o ano, mês e dia do nascimento
A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!