Encontram-se abertas as inscrições para o Processo Seletivo da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (SEMPETQ) do estado do Pernambuco.
São oferecidas 257 vagas para candidatos de nível médio e superior com salários de até R$ 2,7 mil!
Se você planeja garantir uma das vagas, saiba o que é necessário estudar para a prova!
Como será a Prova?
A avaliação dos candidatos será por meio de prova objetiva de conhecimentos, prevista para o dia 8 de outubro de 2017 nas cidades de Recife, Petrolina, Garanhuns, Caruaru, Palmares, Nazaré da Mata e Salgueiro.
Os locais e horários de aplicação da prova serão divulgados no dia 18 de setembro, no site da organizadora. Os gabaritos preliminares serão divulgados no mesmo dia de aplicação das provas.
Conheça o Conteúdo Programático da prova objetiva e aproveite para começar a estudar hoje mesmo!
O que cai na Prova?
Conhecimentos Básicos (comum a todos os cargos)
Língua Portuguesa: 1. Leitura e análise de textos, incluindo: 1.1. Significado contextual de palavras e expressões; 1.2. Reconhecimento do tema ou da ideia global do texto; 1.3. Apreensão da ideia principal e das ideias secundárias de um parágrafo; 1.4. Relações de intertextualidade. 2. Gêneros textuais, incluindo o reconhecimento de: 2.1. Propósito ou finalidade pretendida; 2.2. Tipo textual de certos segmentos do texto: narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, injuntivo (que conduz à ação); 2.3. Identificação do interlocutor ou leitor preferencial do texto. 3. Tópicos de gramática contextualizada: 3.1. Norma da escrita padrão: acentuação gráfica, representação de certos fonemas, como /s/, /z/, entre outros, pontuação. 3.2. Emprego das classes de palavras: relações de concordância e regência nominal e verbal; flexão nominal e verbal. 3.3. Relações sintático-semânticas entre termos da oração e entre orações. 3.4. Relações de referenciação e substituição entre partes do texto.
Sistema Nacional de Emprego – SINE: 1. Noções Gerais sobre o SINE: Origem, Estrutura, Abrangência, Serviços, Organização, Gestão e Padronização e Porte dos Postos: Resolução CODEFAT nº 780, de 14 de dezembro de 2016 e seus respectivos documentos referidos: (I – Manual de Gestão do SINE; II – Cartilha para o Atendimento de Intermediação de Mão de Obra, Seguro – Desemprego e Qualificação Profissional; III – Cartilha para a Orientação Profissional nos Postos de Atendimento do SINE; IV – Manual de Programação arquitetônica dos Postos de Atendimento do SINE; V – Manual de uso da logomarca do SINE); 1.1 Intermediação de Mão de Obra: Atendimento Ao Trabalhador e ao Empregador (noções, triagem, fluxograma, busca de oportunidade, busca de vagas, Captação, Cadastro e Administração de Vagas,Cartas de Encaminhamento (procedimentos de emissão, controle, baixa e guarda), Cadastros de Trabalhadores e Empresas (inicial, atualização, verificação e administração), Convocação, PreSeleção e Processos Seletivos (definição, objetivos e procedimentos); 1.2 Habilitação ao Seguro Desemprego: (Legislação, Rotinas, Requisitos e Condições, Intermediação de segurados, Encaminhamento para Cursos);1.3 Emissão de Documentação – Carteira de Trabalho e Previdência Social –CTPS Informatizada: Legislação (Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943; Portaria MTE nº 369 de 13 de março de 2013; Portaria MTE-SPPE nº 03 de 26 de janeiro de 2015), documentação obrigatória; 1.4 Orientação Profissional: definições, componentes, eixos; 1.5 Seguro Desemprego: Legislação, condições de habilitação, requerimentos, 2. Geração de Trabalho e Renda: A atividade autônoma e os empreendimentos econômicos solidários como geradores de trabalho e renda; Características dos empreendedores autônomos e empreendimentos econômicos solidários. 3. FAT E CODEFAT; O Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT (Histórico, Composição, Objetivo, Programas e Ações); Programa Seguro-Desemprego (Histórico, Objetivo, o CODEFAT, fontes de custeio, requisitos para habilitação).
Conhecimentos Específicos
Cargo Agente de Intermediação de Mão de Obra
Raciocínio Lógico: Esta prova visa avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Os estímulos visuais utilizados na prova, constituídos de elementos conhecidos e significativos, visam a analisar as habilidades dos candidatos para compreender e elaborar a lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Em síntese, as questões da prova destinam-se a medir a capacidade de compreender o processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. 2. Noções de Cidadania: A Ética: Ética Universal; Ética do Grupo Social. A Cidadania no Serviço Público; A Postura do Serviço Público; A Relação Servidor X Cidadão; Compromisso Ético e Social;3. Técnicas de atendimento ao público; Relações humanas e relações públicas. Técnicas de arquivamento: classificação, organização, arquivos correntes e protocolo. Procedimentos administrativos em geral; Trabalho em equipe;
A Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!