O que cai na prova: Prefeitura de Hortolândia – SP

icone calendario 28 jun 2024

Seguem abertas as inscrições para o Processo Seletivo da Prefeitura Municipal de Hortolândia, no interior de São Paulo.

A seleção oferece 40 vagas temporárias para candidatos de nível médio e superior com salários de até R$ 4,4 mil!

Saiba o que é preciso estudar para garantir uma das vagas!

Como fazer a inscrição?

As inscrições serão encerradas às 23h59 do dia 09 de julho de 2017 e devem ser realizadas exclusivamente através do site da organizadora, a  SHDias. O valor da taxa é de R$ 50,00 e R$ 70,00.

Como será a Prova?

A avaliação será por meio de Prova Objetiva, prevista para ocorrer no dia 16 de julho de 2017.

Para os cargos de Professor haverá também Prova de Títulos. Os documentos comprobatórios devem ser enviados via postal, até no máximo um dia útil após o encerramento das inscrições, para a SHDias Consultoria e Assessoria, em Indaiatuba – SP.

Conheça o Conteúdo Programático da prova objetiva e dê início a sua preparação agora!

O que cai na Prova?

Língua Portuguesa: Ortografia; Estrutura e Formação das palavras; Divisão Silábica; Vogais; Semivogais; Gênero, Número; Frases; Sinais de Pontuação; Acentuação; Fonética e fonologia: Conceitos básicos; Relação entre palavras; Uso da crase; sinônimos, homônimos e antônimos; Fonemas e letras; Substantivo; Adjetivo; Artigo; Numeral; Advérbio; Verbos; Pronomes; Preposição; Conjunção; Interjeição; Encontros vocálicos; Sujeito e predicado; Uso do hífen; Funções e Empregos das palavras “que” e “se”; Uso do “Porquê”; Prefixos; Sufixos; Afixos; Radicais; Uso do travessão; Discurso direto e indireto; Imagens; História em quadrinhos; Relação entre idéias; Intensificações; Personificação; Oposição; Provérbios; Análise, Compreensão e Interpretação de Texto: Tipos de Comunicação: Descrição; Narração; Dissertação; Tipos de Discurso; Coesão Textual.

Matemática: Números inteiros; Números Naturais; Numeração decimal; Operações fundamentais como: Adição, Subtração, Divisão e Multiplicação; Simplificação; Medindo o tempo: horas, minutos e segundos; Problemas matemáticos; radiciação; potenciação; máximo divisor comum; mínimo divisor comum; Sistema de medidas: medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, tempo, massa, m² e metro linear; problemas usando as quatro operações. Conjunto de números: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais, operações, expressões (cálculo); Matemática Financeira; Porcentagem; Juros Simples e Composto; Regras de três simples e composta; Sistema Monetário Nacional (Real); Equação de 1º grau: resolução; problemas de 1º grau; Equação de 2º grau: resolução das equações completas, incompletas, problemas do 2º grau.

Conhecimentos para Agente de Políticas Sociais

Educador Infantil: Aprendizagem e desenvolvimento infantil. A organização do tempo e do espaço em educação infantil. O Processo educativo em creche. Crescimento e desenvolvimento. Atividades diárias na construção de hábitos saudáveis. Sinais e sintomas de doenças. Acidentes e Primeiros socorros. Cuidados essenciais: alimentação, repouso, higiene e proteção. Jogos e brincadeiras. Contação de Histórias infantis. Crianças com necessidades educativas especiais. A formação do caráter na infância. Ética na educação infantil. Arte e estética na educação infantil. Noções de puericultura. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/90. Constituição Federal de 05/10/1988 – art. 5º; 37 ao 41; 205 ao 214 e 227 ao 229. Lei Federal nº 9.394/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Educador Infanto-Juvenil: Conhecimentos Básicos de 1º Socorros. Noções de Recreação e jogos recreativos. Noções de Esportes, Lazer e Alimentação. Noções de Higiene pessoal. Noções de como alimentar crianças. Aptidão e Habilidades para lidar com criança. Atividades musicais: rodas, cantos, cantigas, brinquedos cantados, danças. Orientações metodológicas. A criança enquanto cidadã e os seus direitos conquistados e garantidos. A interação escola: educação e cuidado; A concepção de educação e equipamento educativo; Brincar: formas privilegiadas e prazerosas de aprender e desenvolver. Estatuto da Criança e do Adolescente Lei nº 8.069/90 Educação e Política Inclusiva. Demais conhecimentos compatíveis com as atribuições do cargo/função.

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