O que cai na prova SABESP – Jovem Aprendiz

icone calendario 01 jul 2024

Seguem abertas as inscrições para o concurso público da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)!

Uma excelente oportunidade aos jovens, com idade entre 14 e 22 anos, que estejam cursando o primeiro ou o segundo ano do ensino médio em 2018, tanto em instituições públicas como privadas.

São 485 vagas para o Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo (Programa Jovem Aprendiz).

A remuneração do aprendiz é composta de bolsa-auxílio de R$ 468,50, vale-refeição, vale-transporte, assistência médica e seguro contra acidentes pessoais, para jornada de trabalho de 20 horas semanais.

Se você se interessou pela oportunidade, saiba o que é necessário estudar para garantir uma das vagas!

Como fazer a inscrição?

O período de inscrições se estende até às 14h do dia 24 de outubro de 2017.

Os interessados devem acessar o site da organizadora, a Fundação Carlos Chagas (FCC).

O valor da taxa de participação é de R$ 55,00, com isenção prevista para candidatos que forem doadores de sangue e redução de 50% para candidatos que comprovarem matrícula regular no antepenúltimo ou penúltimo ano do ensino médio e tiverem remuneração inferior a dois salários mínimos.

Como será a Prova?

A avaliação será por meio de Prova Objetiva, prevista para o dia 3 de dezembro de 2017. O exame será composto pelas disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia.

Aos aprovados na prova, haverão outras etapas como Comprovação de Pré-Requisitos, Exame Pré-Admissional e Admissão, previstas para depois de fevereiro de 2018.

Importante lembrar que o programa de formação, os aprendizes recebem certificado de qualificação profissional na condição de Assistente Administrativo, se fizerem jus ao aproveitamento escolar, cuja avaliação compete ao Senai-SP.

O curso de formação presencial será realizado no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) dos municípios de Franco da Rocha, Mairiporã, São Paulo – Leste, São Paulo – Norte, São Paulo – Oeste, São Paulo – Sul, Botucatu, São Manuel, Franco, Pedregulho, Itatiba, Bragança Paulista, Cabreúva, Campo Limpo, Paulista, Hortolândia, Itupeva, Monte Mor, Várzea Paulista, Presidente Prudente, Álvares Machado, Pirapozinho, Regente Feijó, Santo Anastáciota, Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, São Vicente, São José dos Campos, Caçapava, Pindamonhangaba, Taubaté, Tremembé, Osasco, Barueri, Cajamar, Carapicuiba, Cotia, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra, Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo, Poá, Biritiba-Mirim, Suzano, Itaquaquecetuba, Registro, Cajati, Eldorado, Iguape, Jacupiranga e Juquiá, respectivamente, nos turnos da manhã e da tarde.

Conheça o Conteúdo Programático da prova objetiva e comece a estudar hoje mesmo!

O que cai na Prova?

Língua Portuguesa: Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: emprego, colocação e formas de tratamento. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Sintaxe da oração e do período. Redação. Compreensão e interpretação de textos.

Matemática: Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais: representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e Proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação do 1º grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de Situações-Problema.

História: A Expansão Marítima nos séculos XV e XVI e o “Achamento” da América e do Brasil. Sociedades indígenas na América: o encontro entre portugueses e povos indígenas. Brasil colônia: economia e sociedade; tráfico negreiro, escravismo e resistência à escravidão; o quilombo e os movimentos nativistas. A ocupação holandesa no Brasil. Mineração e vida urbana no Brasil. A Revolução Francesa: a expansão napoleônica, a família real no Brasil e o processo de emancipação política brasileira. O Primeiro Reinado no Brasil. O Período Regencial no Brasil. Segundo Reinado do Brasil: política interna e externa. Economia cafeeira; escravidão e abolicionismo: formas de resistência e o fim do tráfico e da escravidão. Industrialização, urbanização e imigração: as transformações econômicas, políticas e sociais no Brasil e a Proclamação da República. O Brasil durante a Primeira Guerra Mundial. A Crise de 1929: o impacto da Grande Depressão no Brasil. Segunda Guerra Mundial e o período Vargas. Guerra Fria: contextualização e consequências para o Brasil. A Ditadura militar no Brasil. A Redemocratização no Brasil.

Geografia: Representação do espaço geográfico: Meios de orientação, localização; Noções de cartografia. O planeta Terra: Relevo; Hidrografia; Clima e Vegetação; Questões ambientais. O espaço mundial: A população mundial; A atividade industrial; A atividade agrícola; Países desenvolvidos, subdesenvolvidos e emergentes. O processo de globalização: Principais características; O Comércio Mundial; Blocos econômicos. O Brasil: Formação do território; Natureza brasileira. A população: crescimento, distribuição e mobilidade. A urbanização; O Processo de Industrialização; A agricultura; Recursos Vegetais, Minerais e energéticos; Transporte e comércio. Regionalização.

Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Notícias relacionadas