A Polícia Penal do Estado do Ceará está ofertando 800 vagas de nível médio em seu concurso Polícia Penal CE . Mas você conhece os requisitos da carreira de Policial Penal CE?
Se você sonha em ingressar na carreira policial, continue com a gente e descubra todos os detalhes deste concurso que pode transformar sua vida profissional!
Quais os requisitos para ser um Policial Penal CE?
Para fazer parte da Polícia Penal do Ceará, o interessado deve ter concluído o curso de ensino médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente.
Além disso, precisa ter idade igual ou superior a 18 anos, e idade máxima de 34 anos, 11 meses e 29 dias; e possuir Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo B.
Além disso, para investidura no cargo, é necessário cumprir ainda algumas exigências gerais, como:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do §1º do artigo 12 da Constituição Federal;
- Estar quite com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares;
- Estar em gozo dos direitos políticos;
- Gozar de boa saúde física e mental, comprovada em inspeção médica oficial;
- Ter conduta social irrepreensível, comprovada idoneidade moral e não possuir antecedentes criminais;
- Ser previamente aprovado em curso de formação técnico-policial.
O que faz e quanto ganha um Policial Penal CE?
O Policial Penal no Ceará tem como atribuições principais a vigilância, custódia, guarda, escolta, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais estaduais.
Estas responsabilidades estão estabelecidas na Lei Nº 14.582, de 21 de dezembro de 2009, com as modificações da Lei Nº 14.966, de 13 de julho de 2011.
Ademais, a remuneração inicial é composta de R$3.074,89! Além disso, ainda há Gratificação de Atividade Especial de Risco (GAER), equivalente a 100% sobre o vencimento base.
Por fim, existe o Adicional Noturno, aplicável apenas quando o servidor estiver em regime de plantão durante o período noturno.
Vale ressaltar que o cargo possui uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, exceto em regime de plantão, que consta de 24 horas corridas por 72 horas de intervalo.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Quantas vagas ofertadas para a Polícia Penal do Ceará?
Assim, a Polícia Penal CE está ofertando 800 vagas, entre imediatas e cadastro reserva, para o cargo de Policial Penal, todas de nível médio.
São 450 vagas imediatas e 150 de cadastro reserva para ampla concorrência; 30 imediatas e 10 de CR para pessoas com deficiência; e 120 imediatas e 40 de CR para negros e pardos.
Como se inscrever para Polícia Penal CE?
Quem quiser se inscrever no concurso da Polícia Penal do Ceará deve entrar no site do Idecan , banca organizadora da seleção.
Assim, o período se inicia no dia 26 de abril e termina às 23h59 do dia 03 de junho de 2024. Para homologar a inscrição, é preciso pagar uma taxa de R$185 até o dia 04 de junho.
Entretanto, o certame oferece a possibilidade de isenção da taxa de inscrição para candidatos que atendam aos seguintes critérios descritos em edital, como:
- doador de sangue, conforme a Lei Estadual Nº 12.559/1995;
- alunos que estudam ou concluíram seus estudos em entidades de ensino público, conforme a Lei
Estadual Nº 13.844/2006; - candidatos com deficiência, conforme a Lei Estadual Nº 13.844/2006;
- candidatos alunos cujas famílias recebam renda de até 2 (dois) salários mínimos, conforme a Lei Estadual
Nº 13.844/2006; e - pessoa hipossuficiente, conforme Lei Estadual Nº 14.859/2010.
Atenção! O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição será de 26 de abril até 10 de maio de 2024.
Quais serão as etapas de seleção do concurso da Polícia Penal CE?
O concurso da PP CE será composto por exame Intelectual (Prova objetiva e discursiva); Teste de Aptidão Física; Avaliação Psicológica; Avaliação de Saúde; Curso de Formação Profissional e Investigação Social.
Assim, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas simultaneamente no dia 14 de julho de 2024, na região metropolitana da cidade de Fortaleza, entre às 13h e às 19h.
Confira: Apostila Polícia Penal – CE 2024 – Policial Penal
Confira: Curso Polícia Penal – CE
Esta etapa será composta por 90 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa (12)
- Noções de Informática (06)
- Raciocínio Lógico (06)
- Noções de Administração Pública e Ética no Serviço Público (08)
- Legislação Específica (08)
Conhecimentos Específicos
- Noções de Direito Administrativo
(10)
- Direito Constitucional (10)
- Direitos Humanos (10)
- Direito Penal (10)
- Legislação Extravagante (10)
A Prova Discursiva estará composta por uma redação, que consistirá na elaboração de um texto dissertativo sobre um tema que será enunciado no caderno de prova.
A redação deverá ter, no mínimo, 25 linhas e no máximo, 30 linhas. Além disso, ela terá pontuação máxima de 20 pontos.
👉 Confira aqui todos os concursos abertos no estado do Ceará!