Boa notícia concurseiros! O edital do concurso PC AL (Polícia Civil de Alagoas) será publicado até o mês de julho. A informação foi confirmada pelo titular da Seplag, Fabrício Marques Santos. Serão 40 vagas para Delegado, e não 50 como anunciado anteriormente.
Concurso PC AL: vagas, salários e requisitos
Anteriormente previsto para ser publicado neste mês de maio, o edital do concurso da Polícia Civil do Alagoas atrasou e sairá até julho, como informado pelo secretário de planejamento do estado, Fabrício Marques Santos.
- Adquira: Apostila completa PC AL
- Adquira: Curso online completo PC AL
Serão oferecidas 40 vagas e não 50 como constava em um processo interno da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag). Isso depois de considerar as vacâncias para a carreira de Delegado.
“Nós teremos outro edital para a Polícia Civil, para delegado. Mas esse será lançado em julho, separado. O nosso desenho é para 40 vagas, até por uma questão legal de vacâncias”, confirmou o secretário.
Além disso, agora a previsão para a aplicação das provas passou para outubro, isso considerando o cronograma dos concursos Alagoas 2021.
Para se inscrever a uma das vagas de Delegado da Polícia Civil de Alagoas é necessário apresentar diploma de nível superior em Direito. Além disso, não haverá limite de idade para se inscrever.
“O Estado definiu, em acordo com o órgão, que não terá limitação da idade máxima, seguindo o processo da mudança do estatuto da PC, que também deve vir sem essa restrição”, disse a Seplag.
O salário inicial previsto é de R$ 20.944,97.
Concurso PC AL: etapas de avaliação
Com a prova podendo acontecer em outubro, os concurseiros já podem intensificar os estudos. As etapas de avaliação contaram com:
- Provas objetivas e discursivas
- Teste de Capacidade Física (TAF)
- Exames laboratoriais e médicos
- Avaliações psicológica e de títulos
- Investigação social
- Curso de formação policial
Vale ressaltar que as etapas foram reveladas anteriormente pelo Conselho Superior de Polícia Civil de Alagoas , por meio de um documento publicado no Diário Oficial do Estado, em fevereiro deste ano.
Tudo indica que o Cebraspe será o organizador do concurso, mesmo nada ainda ter sido confirmado. O secretário afirmou que o governo trabalha para que a banca fique à frente de todos os editais do estado.
Nas provas objetivas e discursivas, os candidatos serão avaliados por meio de diversas questões que envolverão as disciplinas de:
- Prova Objetiva
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Civil;
- Legislação Complementar;
- Medicina Legal;
- Língua Portuguesa; e
- Informática.
- Prova discursiva (eliminatório e classificatório)
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal; e
- Direito Constitucional.
Concurso PC AL para Agente e Escrivão muito perto
Além do certame para Delegados, um novo edital segue previsto para os cargos de Agente e Escrivão, além de outras seleções do estado.
Segundo o secretário, o cronograma sofreu mudanças e o edital deverá ser publicado ainda este mês, com as provas sendo aplicadas em agosto.
“Nós vamos lançar nesse mês ainda o edital da Polícia Penal, que era o antigo agente penitenciário, e o da Polícia Civil, para agente e escrivão. Nós estamos trabalhando contra o tempo, verificando muitas normas, mas estamos muito otimistas que vamos conseguir”, disse Fabrício.
“A primeira prova do concurso CBM vai ser dia 8 de agosto, a da PM AL dia 15, dia 22 deve ser outra prova, talvez da Polícia Penal, e dia 29 de agosto teremos certamente o da Polícia Civil”, completou.
Ao todo, serão 500 vagas para o concurso PC AL, sendo 368 para Agente (295 ampla concorrência e 73 PcDs) e 132 para Escrivão (106 ampla concorrência e 26 PcDs). O nível superior é exigido, além de CHN para Agentes. Os salários chegam a R$ 3.800.