O edital do concurso PC DF (Polícia Civil do Distrito Federal) com oferta de 100 vagas para o cargo de Agente de Custódia será divulgado em breve.
A informação foi repassada pelo delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, José Werick de Carvalho, em Sessão Solene realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal, nesta segunda-feira, 20 de agosto.
Se você está aguardando pelo concurso da PC DF para Agente de Custódia, vem comigo para saber mais!
Concurso PC DF Agente de Custódia: Edital iminente!
Em homenagem ao dia do Policial de Custódia, José Werick de Carvalho confirmou que a Polícia Civil do Distrito Federal está pronta para publicar o edital do próximo concurso.
“Já estamos prontos para lançar o edital. Serão 50 vagas imediatas e mais 50 para cadastro de reserva, tudo visando fortalecer a carreira de agente de custódia, que não pode ser simplesmente esquecida e extinta, porque houve uma certa remodulação de suas atribuições”, confirmou o delegado-geral.
Vale mencionar em setembro de 2023, o antigo delegado-geral da autarquia, confirmou a banca selecionada para receber as inscrições, elaborar o edital e aplicar as etapas avaliativas, como as provas objetivas. A empresa escolhida foi o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), por meio de dispensa de licitação.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
O que faz um Agente de Custódia da Polícia Civil?
O profissional é responsável por executar atividades de atendimento, serviço de vigilância, custódia, escolta, revista pessoal e em objetos, guarda, assistência e orientação de pessoas recolhidas na Divisão de Controle e Custódia de Presos, do Departamento de Polícia Especializada, da Polícia Civil do Distrito Federal, ou que estejam nas demais unidades policiais da Polícia Civil do Distrito Federal aguardando recolhimento àquela Divisão.
O servidor ainda fica encarregado de desempenhar atividades de custódia e guarda provisória de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal, executar escoltas judiciais, executar a escolta de presos em ambientes hospitalares, executar a escolta de viaturas no transporte de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal.
Além de executar a escolta de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal para apresentação ao Instituto de Medicinal Legal, ao Instituto de Criminalística e ao Instituto de Identificação, bem como para apresentação desses presos a outras instituições congêneres.
Agente de Custódia: remuneração e requisitos
Os profissionais serão remunerados com salários iniciais de R$11.085,72, podendo chegar no valor de R$18.417,51 no final da carreira.
Quanto aos requisitos, será preciso comprovar nível superior de graduação em qualquer área do conhecimento.
Muitos concurseiros questionam a idade máxima para ingressar na Polícia Civil MG. A resposta é simples: não há.
PC DF: edital para delegado também pode sair essa semana!
Além do aval para Agente de Custódia, a Polícia Civil do DF tem aval para preencher 150 vagas de Delegado. O edital também pode sair nessa semana!
Inclusive, foi publicado o regulamento do certame com informações importantes, como os requisitos:
Veja o que precisar para participar:
- ter sido aprovado em concurso público;
- gozar de boa saúde física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
- ter nacionalidade brasileira ou portuguesa;
- estar em dia com as obrigações eleitorais e no gozo dos direitos civis e políticos;
- apresentar certificado de reservista ou de dispensa do serviço militar obrigatório, em caso de candidato do sexo masculino;
- apresentar diploma de bacharel em Direito registrado pelo Ministério da Educação e comprovar, no mínimo, 3 (três) anos de atividade jurídica ou policial, comprovados no ato da posse;
- possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria “B” ou superior;
- ter idade mínima de 18 anos na data da posse;
- não ter cumprido ou não estar cumprindo sanção criminal;
- não estar cumprindo sanção administrativa ou por improbidade, aplicada pelo Poder Judiciário ou pela Administração Pública Federal, Distrital, Estadual ou Municipal;
- cumprir as demais previsões contidas nos editais do concurso; e
- no caso de nacionalidade portuguesa, o candidato deverá estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal.
Quer saber quais concursos já estão abertos? Confira aqui as milhares de oportunidades!