Para suprir a escassez de servidores e evitar “filas de corpos”, um novo concurso PC DF (Polícia Civil do Distrito Federal) para o Instituto Médico Legal (IML), é solicitado a Secretaria de Segurança Pública do DF.
O IML conta atualmente com 87 servidores, entretanto, 150 cargos estão vagos. Vale destacar que desde o último certame, há mais de 5 anos, muitos profissionais se aposentaram, mudaram para outras carreiras ou faleceram.
Continue comigo para entender melhor essa situação e o que esperar do novo concurso PC DF!
PC DF: Servidores sobrecarregados e transtornos para a população
Cerca de três horas, foi o prazo que seis funerárias e cinco famílias, aguardaram para a liberação de 15 corpos no IML da Polícia Civil do Distrito Federal.
A situação caótica e a dificuldade de manter os trabalhos realizados em tempo hábil, tem sido gerado pela falta de servidores.
Dessa maneira, com a falta de pessoal,especialmente nos períodos noturnos e nos finais de semana, demandas se acumulam e sobrecarregam servidores que estão na ativa.
O atraso citado anteriormente, expõe uma situação ocorrida no dia 15 de junho.
Servidores de plantão precisaram deixar a unidade para a remoção do corpo de uma mulher vítma de feminicídio, o que resultou no atraso da conclusão das necrópsias dos cadáveres que aguardavam liberação.
Vale destacar que as remoções dos corpos não podem ser adiadas, já que as alterações nos locais onde as vítimas são encontradas, podem comprometer os exames periciais. Dessa forma, apenas os corpos de pessoas falecidas em hospitais podem esperar.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Pedido encaminhado
Dessa forma, a Polícia Civil do Distrito Federal, informou que um pedido de concurso com 67 vagas, foi encaminhado para autorização.
“Foi encaminhada à Secretária de Estado de Segurança Pública e também prestadas as informações à Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal, por meio do Ofício nº 333/2024 – PCDF/DGPC/ASS, solicitação formal para a abertura de concurso público, visando ao provimento de 67 cargos da Carreira de Atividades Complementares de Segurança Pública”, informou a PC DF.
Ainda de acordo com a corporação, até 2027 estão previstos 134 cargos.
O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Deputado Wellington Luiz (MDB), se mostrou comprometido e favorável a causa.
“Reconhecemos a necessidade urgente dessa solicitação, visto que menos da metade dos cargos está preenchida, com alta evasão e iminentes aposentadorias. Estamos comprometidos a trabalhar junto ao GDF para acelerar a autorização e garantir a eficiência e a continuidade dos serviços da PCDF”, destacou deputado Wellington.
Ainda de acordo com o Deputado do MDB, a abertura do novo certame será para os cargos de Perito Criminal, Perito Médico Legista e Papiloscopista Policial.
O Deputado esteve em reunião com a direção da PC DF, bem como, representantes da Associação Brasiliense de Medicina Legal (ABrML), Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABCP) e Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas (ASBRAPP).
Juntas, as associações pediram a abertura do novo certame em “caráter de urgência”.
Cargos vagos PC DF
De acordo com dados do Portal da Transparência do Distrito Federal, referente a abril/2024, a corporação possui 5.041 cargos vagos, sendo:
- Agente de Polícia: 3.384 cargos vagos,
- Escrivão: 616;
- Delegado: 206;
- Perito Criminal: 181;
- Papiloscopista: 115cargos vagos;
- Perito Médico Legista: 81; e
- Agente Policial de Custódia: 458.
Quanto ganha um Perito PC DF?
Com base no reajuste de 18%, referente a lei nº 14.724 de 14 de novembro de 2023 , o valor do subsídio inicial para os cargos de Perito Criminal e Perito Médico-Legista da Polícia Civil do Distrito Federal, é de R$ 21.449,24 podendo chegar até R$ 30.542,92 com a progressão de carreira.
Último concurso
Por fim, o último certame para Perito Criminal, realizou-se em 2016, sob organização do IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) .
Foram ofertadas 20 vagas para provimento imediato e 80 vagas em cadastro reserva.
- Adquira: Concurso PC DF – Apostila Agente de Custódia
- Adquira: Concurso PC DF – Curso Online Agente de Polícia
Os candidatos foram avaliados em duas etapas com distintas fases, sendo:
- 1ª etapa
- fase 1: prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos – de caráter eliminatório e classificatório,
- fase 2: prova discurisva de conhecimentos gerais e específicos – de caráter eliminatório e classificatório;
- fase 3: sindicância de vida pregressa e investigação social – caráter unicamente eliminatório;
- fase 4: exames biométricos e avaliação médica – caráter eliminatório;
- fase 5: prova de capacidade física – caráter unicamente eliminatório;
- fase 6: avaliação psicológica – de caráter unicamente eliminatório;
- fase 7: prova de títulos – caráter meramente classificatório.
- 2ª etapa
- curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório.
A prova objetiva constituiu de 80 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas, das seguintes disciplinas:
40 questões de conhecimentos gerais
- 8 de Língua Portuguesa,
- 6 de Matemática, Estatística e Raciocínio Lógico;
- 4 sobre Aspectos Geopolíticos do Distrito Federal;
- 3 sobre a Lei Orgânica do Distrito Federal;
- Direito (4 de cada)
- Administrativo;
- Constitucional;
- Penal;
- Processual Penal; e
- 3 de Legislação Especial.
40 questões de conhecimentos específicos
Era aprovado na prova objetiva, o candidato que acertasse no mínimo 20 questões em cada um dos conhecimentos avaliados e não obtesse pontuação igual ou superior a 0 (zero) nas questões de Língua Portuguesa.