Boa notícia! Foram abertas nesta segunda-feira (24), as inscrições para o segundo ciclo do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), que está ofertando 335 vagas para o concurso Petrobras. Podem se inscrever jovens com idade entre 14 e 22 anos.
Concurso Petrobras: como realizar inscrições?
As inscrições do concurso Petrobras, no Programa Petrobras Jovem Aprendiz, já estão abertas e seguem até o dia 28 de maio.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Os interessados poderão se inscrever por meio do site destinado à seleção. Não haverá cobrança de taxa e a participação é gratuita.
Vale lembrar que no ato da inscrição, o candidato deverá fornecer todas as informações solicitadas e optar pela localidade e o curso que deseja concorrer.
O que é preciso para se inscrever?
O Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), realizado com base na Lei 10.097, tem como objetivo promover a inclusão social de jovens por meio de qualificação profissional, contribuindo para a inserção no mercado de trabalho.
Por isso, para se inscrever, o candidato deverá ter entre 14 e 22 anos. Além disso, existem outros requisitos que deverão ser seguidos.
Os candidatos devem cursar a partir do 5º ano do nível fundamental ou ter concluído o nível médio, conforme critérios do curso ofertado e demais requisitos estabelecidos no edital.
Concurso Petrobras: vagas e salários ofertados
O programa está ofertando um total de 335 vagas, distribuídas entre vários cargos, sendo:
- Assistente de Logística;
- Assistente Administrativo;
- Operador de Inspeção de Qualidade;
- Mecânico de Manutenção;
- Operador de Suporte Técnico em TI;
- Pedreiro de Edificações; e
- Encanador Predial.
Além disso, haverá também reserva de vagas para pessoas com deficiência, sem limite de idade, e para adolescentes egressos do trabalho infantil.
Nesse segundo ciclo do programa, as oportunidades estão distribuídas por diversas cidades do país, sendo:
- Fortaleza (CE);
- Brasília (DF);
- São Luis (MA);
- Betim e Ibirité (MG);
- Três Lagoas (MS);
- Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaboraí, Macaé, Rio de Janeiro e Seropédica (RJ);
- Porto Alegre (RS); e
- São José dos Campos (SP).
Segundo o edital, os aprovados no processo de recrutamento e seleção irão atuar por quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, durante o período de um ano, e terão direito a um salário-mínimo de R$ 1.100.
Além disso, os contratados receberão ainda o 13º salário, férias e vale-transporte, além de benefícios como plano de previdência complementar opcional.
Programa de jovem aprendiz da Petrobras terá análise documental
Desde o momento da inscrição até o dia 1° de junho, haverá avaliação dos documentos enviados por cada candidato. Os resultados serão divulgados dia 23 de junho, mas a decisão final sairá apenas dia 05 de julho.
Os jovens aprendizes receberão aulas de capacitação e desenvolverão atividades de prática profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e também farão visitas técnicas às instalações da Petrobras. Este ciclo do programa terá duração de 12 meses.
“Dessa forma, o programa irá promover a inclusão social dos aprendizes por meio de qualificação profissional e contribuir para sua melhor inserção no mercado de trabalho”, afirmou a Petrobras.
Primeiro ciclo do programa da Petrobras
Com início em dezembro de 2020, o primeiro ciclo do programa teve 238 adolescentes admitidos em nove estados do Brasil e no Distrito Federal.
“A continuidade do programa reafirma o compromisso social da companhia. A ideia é incluir os jovens no mercado de trabalho, além de contribuir para a geração de renda de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social”, explicou o gerente executivo de Recursos Humanos, Juliano Loureiro.
As admissões foram realizadas em 18 de maio de 2021, pelo período de 18 meses. Confira aqui o resultado final dos classificados.