Atenção concurseiros! Não percam as recomendações para realização das provas do concurso PF (Polícia Federal), que estão marcadas para este domingo, 23 de maio. Você já checou seu local de prova? Confira!
Concurso PF: recomendações para a prova
A Polícia Federal e o Cebraspe prometeram que irão realizar um esquema especializado para a aplicação desses exames, devido a pandemia do novo Coronavírus. Confira as recomendações:
O que é permitido no dia das provas?
Segundo o comunicado divulgado pelo Cebraspe, o candidato deverá comparecer ao local, munido de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original.
Sobre as eliminações, o edital afirma que não poderá o candidato estar portando:
- a) aparelhos eletrônicos, tais como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e(ou) similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e(ou) similar, relógio de qualquer espécie, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e(ou) qualquer transmissor, gravador e(ou) receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens etc.;
- b) óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e(ou) borracha;
- c) quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.;
- d) qualquer recipiente ou embalagem que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.).
Medidas de segurança para as provas
Levando em consideração o cenário atual de pandemia de Covid-19, o Cebraspe apontou algumas medidas de proteção à transmissão da doença, que deverão ser tomadas pelos concurseiros. Confira:
- comparecer ao local de aplicação usando máscara e portando máscaras reservas, se necessário, de modo a possibilitar a troca de sua máscara a cada duas horas;
- armazenar as máscaras usadas em saco plástico transparente, que deverá ser trazido pelo candidato;
- permanecer de máscara durante todo o tempo em que estiver nas dependências dos locais de aplicação de provas;
- submeter-se à verificação da temperatura corporal para acesso ao local de aplicação;
- observar o distanciamento adequado, conforme demarcação do piso com fita adesiva em frente ao portão de acesso ao local de aplicação, na entrada das salas de provas e dos banheiros;
- observar o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável entre os candidatos e entre membros da equipe de aplicação nas salas de aplicação das provas;
- verificar o seu horário de acesso ao local de provas, conforme informado na consulta individual, em link específico, em que serão disponibilizadas as informações relativas a seu grupo e a seu horário de entrada;
- submeter-se a pré-identificação realizada pela equipe de campo na chegada dos candidatos ao local de aplicação, sem contato físico e sem o manuseio de documentos ou de qualquer outro objeto dos candidatos, podendo ser solicitado que o candidato abaixe a sua máscara, de modo a permitir a visualização do seu rosto — concedendo-se somente ao candidato a manipulação de sua máscara —, mantendo-se o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável de qualquer outro candidato ou membro da equipe de aplicação;
- permanecer de máscara ao se retirar de sala para uso dos banheiros e observar os procedimentos de higienização das mãos nesses ambientes;
- manter os cabelos arrumados de forma que não caiam sobre sua face enquanto estiver dentro dos locais de aplicação;
- submeter-se ao controle de saída dos candidatos ao término das provas para evitar aglomeração.
Concurso PF: como serão as provas?
As provas do concurso PF seguem confirmadas para este domingo, 23 de maio. E, por falar nisso, você já checou seu local de prova ?
Vale ressaltar que o exame poderá ser realizado somente no local designado na consulta individual disponível no site do Cebraspe.
A primeira fase de avaliação será em caráter eliminatório e classificatório, com todos os cargos realizando as provas no mesmo dia e horário. Serão 120 questões, contendo Conhecimentos Gerais e Específicos, sendo:
- Prova objetiva do Agente:
- Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.
- Bloco II, com 36 questões: Informática
- Bloco III, com 24 questões: Contabilidade Geral
- Prova objetiva do Escrivão:
- Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.
- Bloco II, com 36 questões: Informática
- Bloco III, com 24 questões: Contabilidade Geral e Arquivologia
- Prova objetiva do Papiloscopista:
- Bloco I, com 60 questões: Língua Portuguesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística e Raciocínio Lógico.
- Bloco II, com 36 questões: Informática.
- Bloco III, com 24 questões: Biologia, Física e Química.
Para ser aprovado, o candidato deverá atingir 48 pontos, além de, no mínimo, seis pontos no bloco I, três no bloco II e dois no bloco III.
Já a prova para carreira de Delegado será composta por 120 questões objetivas, envolvendo as disciplinas de:
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Direito Empresarial
- Direito Internacional Público
- Cooperação Internacional
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Criminologia
- Direito Previdenciário
- Direito Financeiro e Tributário
Concurso PF: cargos e salários
O edital do concurso foi publicado em janeiro, trazendo a oferta de 1.500 vagas para diversos cargos, sendo:
- Agente de polícia – 893 vagas
- Escrivão de polícia – 400 vagas;
- Papiloscopista policial federal – 84 vagas;
- Delegado de polícia – 123 vagas.
Para as carreiras é exigido nível superior em qualquer área. A exceção é para o cargo de Delegado que exige formação em Direito. Os salários ficam entre R$12.980,50 e R$ 24.150,74, dependendo do cargo.