As provas do concurso PM MG (Polícia Militar de Minas Gerais) para Oficial foram aplicadas no último domingo, 15 de setembro e o gabarito preliminar já foi publicado.
Com 3.663 candidatos inscritos, o certame oferece 180 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), que será realizado em Belo Horizonte/MG.
Vem comigo e confira o seu desempenho!
Confira o gabarito preliminar do concurso PM MG Oficial
O gabarito preliminar do concurso da PM MG foi publicado no site do Centro de Recrutamento e Seleção da PMMG nesta segunda-feira, 16 de setembro.
De acordo com o documento, os candidatos terão 2 dias úteis para interpor recursos contra os gabaritos a contar da data de publicação, ou seja, até o dia 18 de setembro.
Os recursos poderão ser protocolados:
- a) pessoalmente pelo candidato ou por interposta pessoa, no Centro de Recrutamento e Seleção, localizado na Rua dos Pampas, nº 701 – bairro Prado – Belo Horizonte/MG, em dias úteis, no horário das 08h30min às 17h00min;
- b) pelos correios, via Sedex, com Aviso de Recebimento (AR), sendo a tempestividade verificada de acordo com a data da postagem, endereçado ao Centro de Recrutamento e Seleção, localizado na Rua dos Pampas, nº 701 – bairro Prado – Belo Horizonte/MG, CEP: 30.411-073.
- c) por outros meios informatizados que poderão ser disponibilizados pela administração do concurso, observada a conveniência administrativa, e seguindo orientações específicas a serem divulgadas oportunamente.
Quantos pontos são necessários para garantir a aprovação?
As provas serão avaliadas em uma escala de 0 a 100 pontos. Para ser aprovado na prova objetiva, o candidato deverá alcançar, no mínimo, 60 pontos. Já para a prova dissertativa, será necessário obter ao menos 70 pontos.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Como foi a prova objetiva do concurso da PMMG?
A prova objetiva consistiu em 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada e apenas uma resposta correta.
Os candidatos tiveram que demonstrar conhecimentos sobre direito constitucional, direito administrativo, direito penal, direito processual penal, direito civil e processual civil, legislação extravagante e direitos humanos, língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático e noções de língua inglesa.
Já a prova dissertativa consistiu no desenvolvimento de um texto argumentarivo-dissertativo com, no mínimo, 120 palavras e, no máximo, 30 linhas.
O tema da redação do concurso CFO PMMG foi “A influência do chefe, para ser profunda, exige que o exemplo seja total.”
Confira quais serão as próximas etapas de seleção
Os candidatos ainda serão submetidos à avaliação psicológica, atitivade física militar (AFM), exames de saúde, prova oral e prova de títulos.
A AFM será realizada pelos candidatos e candidatas aprovados nas etapas anteriores. Os testes a serem aplicados incluem o de força muscular de abdômen, força muscular dos membros superiores e resistência aeróbica, com corrida de 2.400 metros.
Os habilitados na AFM, avaliação psicológica e exames de saúde serão convocados para a prova oral, onde deverão responder, no mínimo, uma questão de cada um dos grupos temáticos listados a seguir:
- grupo I
- direito constitucional
- direito administrativo
- grupo II
- direito penal
- direito processual penal
- grupo III
- direito civil
- direito processual civil
- grupo IV
- legislação extravagante
- direitos humanos
Os classificados em todas as etapas serão matriculados no Curso de Formação de Oficiais.
Vale mencionar que o concurso terá prazo de validade de 60 dias, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, contados da data da homologação do resultado final do concurso.
Concurso PM MG Oficial: principais informações
O concurso PM MG oferta 180 vagas de nível superior para o Curso de Formação de Oficiais.
O salário inicial do Cadete do 1º ano do CFO é de R$7.175,30 para jornadas de trabalho de 40h semanais.
O profissional ainda receberá bono fardamento e assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.