Atenção concurseiros! A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro conta com um número alto de cargos vagos. Além disso, o edital do concurso PMERJ tinha previsão de sair em fevereiro, ou seja, deve estar ainda mais perto de ser publicado!
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso PMERJ: quando sai o edital?
É o que os concurseiros querem saber! E a previsão inicial era de que o edital do concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro saísse em fevereiro.
- Adquira: Apostila Concurso PMERJ
- Adquira: Curso Online PMERJ
Assim, a previsão tinha sido dada por fontes ligadas à Secretaria da PM. Em dezembro de 2021, o governador Cláudio Castro anunciou um novo concurso para contratar Soldados.
Cargos vagos aumentam
Ademais, a Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciou o ano com 43.829 servidores na ativa.
Entretanto, se levar em conta o quantitativo estabelecido em lei, a corporação deveria ter 60.471 funcionários, incluindo todas as carreiras.
Sendo assim, faltam 16.642 servidores para completar o efetivo determinado pela legislação.
PMERJ prepara seleção com 834 vagas temporárias
O governo anunciou a intenção de publicar um novo edital para a PM do Rio de Janeiro, para a carreira de Soldado, ainda em 2022. Os requisitos da carreira são:
- Idade entre 18 e 32 anos;
- Ensino médio completo;
- Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens;
- Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.
Além disso, a remuneração inicial dos aprovados é de R$3.452,55 e o regime de contratação é o estatutário, ou seja, que garante a estabilidade no cargo.
Mas, enquanto aguarda o efetivo, está sendo preparado um novo processo seletivo com 834 vagas temporárias, para Oficiais e Praças.
Assim, por ser temporária, os candidatos serão selecionados por avaliação curricular e, posteriormente, por apresentação de documentos.
- Oficiais – 421 vagas – nível superior
- Medicina
- Medicina Veterinária
- Enfermagem
- Farmácia
- Psicologia
- Fisioterapia
- Nutrição
- Fonoaudiologia
- Odontologia
- Assistente Social
- Praças Especialistas – 413 vagas – nível médio ou técnico
- Auxiliar
- de Saúde Bucal
- Veterinário
- Técnico
- Enfermagem
- Nutrição
- Raio-X
- Anatomia Patológica
- Farmácia
- Laboratório
- Massoterapia
- Auxiliar
Portanto, todas as chances serão oferecidas por meio do Serviço Militar Temporário Voluntário de Saúde (SMTVS).
Assim, pela Lei 9.535/21, os aprovados serão contratados por 12 meses, prazo que pode ser prorrogado, posteriormente.
Qual a idade para entrar na PMERJ?
Recentemente, em janeiro deste ano, foi divulgada a Lei nº 9.546, que aumentou a idade máxima para ingressar na Polícia Militar do estado.
Ademais, antes era permitido ingressar com 30 anos, agora, o limite será de 32 anos. Assim, a decisão foi tomada pelo governo do Rio de Janeiro.