O novo concurso Polícia Federal é esperado em 2024, para o provimento de 2.000 vagas. De acordo com o presidente da Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) Marcus Firme, o certame é essencial e já vem sendo discutido dentro da corporação.
“A necessidade existe em face de todas as atribuições que acabaram vindo para a Polícia Federal. Então há um esforço grande por parte da Administração da Polícia Federal para que haja o concurso ainda esse ano. Eu acredito que provavelmente possa ocorrer ainda esse ano, os esforços estão sendo feitos para isso, para que haja esse concurso o mais rápido possível, para esse ano”, comentou o presidente da Fenapef.
O presidente explicou que a Diretoria Administrativa da Polícia Federal é responsável pelo fortalecimento e fiscalização das armas. Entretanto, o número de servidores para essa área é insuficiente.
Segundo informações do jornalista Cesar Tralli, do canal por assinatura Globo News, o diretor-geral da PF, Andrei Passos, afirmou que a diretoria administrativa que trata do controle de armas e as superintendências regionais nos estados serão fortalecidas em sua gestão, mas para isso a PF vai precisar aumentar seu quadro de pessoal.
Sendo assim, a gestão terá como objetivo a realização de novos concursos visando a contratação e treinamento de novos policiais. A projeção seria para 2.000 novos policiais.
No entanto, o presidente da Fenapef revelou que o concurso ainda está em discussão e não tem uma oferta de vagas confirmada.
“Nós não temos ainda essa confirmação. Nós não sabemos ainda o número de vagas, ou até mesmo se será conseguido o aval para o concurso. Afinal, isso depende da negociação entre a própria Administração e o Ministério da Gestão junto à ministra”, disse.
- Confira: Curso Comum a Todas as Áreas de Perito Criminal da Polícia Federal
- Confira: Curso Completo Polícia Federal – Agente Administrativo
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Quais vagas serão ofertadas no concurso Polícia Federal?
Embora o quantitativo de vagas não tenha sido confirmado, o presidente da Fenapef confirmou que as oportunidades seriam preenchidas pelos seguintes cargos:
- Agente;
- Escrivão;
- Delegado;
- Perito; e
- Papiloscopista.
“A carreira Administrativa é outra. Quando se fala em Polícia Administrativa – que é a que o diretor-geral falou na entrevista, fica parecendo que há uma confusão. Mas a Polícia Administrativa significa a polícia que faz a fiscalização, fiscalização de químicos, a fiscalização de fronteiras, tudo isso é polícia administrativa. Agora a fiscalização que é feita de armas, essa será feita por policiais, assim como todas as outras de fronteira”, explicou.
O diretor diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, ainda que revelou que já há tratativas com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para realização do novo concurso.
“O trabalho não nos preocupa. Agora, é claro, que nós precisamos de meios, de recursos, para poder prestar um serviço à sociedade à altura do que é necessário. Portanto, sim, já há tratativas com o Ministério da Justiça, e com a própria ministra Esther do MGI, para que a gente tenha uma estrutura fortalecida”, disse
O objetivo é aumentar o efetivo do órgão central, em Brasília DF, além das 27 unidades do país.
Concurso PF Administrativo também é cobrado
Além do concurso para área Policial, o presidente da Fenapef, Marcus Firme, cobra a reposição de cargos administrativos na corporação.
Com a realização do certame, os profissionais poderiam trabalhar na área de Apoio, permitindo que os policiais atuassem na parte fim da polícia.
“O concurso Administrativo é muito importante, inclusive na parte Médica, na parte de Psicologia e na parte de Psiquiatria. Nós temos problemas sérios de saúde mental dentro da Polícia Federal, não só da PF, mas sim todas as polícias. Temos casos altíssimos de suicídio e de depressão, cuja própria atividade policial propicia isso”, explicou.
Conheça os concursos que estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!
Polícia Federal protocolou novo pedido de concurso
Em 2023, a Polícia Federal protocolou um novo pedido de concurso ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para o provimento de 734 vagas nas especialidades de:
Nível Médio
- Agente Administrativo: 559 vagas.
Nível Superior
- Administrador: 26 vagas;
- Arquivista: 9 vagas;
- Assistente Social: 13 vagas;
- Bibliotecário: 1 vaga;
- Contador: 9 vagas;
- Economista: 3 vagas;
- Enfermeiro: 3 vagas;
- Estatístico: 4 vagas;
- Farmacêutico: 2 vagas;
- Médico: 70 vagas;
- Nutricionista: 1 vaga;
- Odontólogo (30 horas): 1 vaga;
- Odontólogo (40 horas): 11 vagas;
- Psicólogo: 6 vagas;
- Técnico em Assuntos Educacionais: 13 vagas; e
- Técnico em Comunicação Social: 3 vagas.
Leia também: Concurso Polícia Federal 2024 ofertará 2.000 vagas