Atenção concurseiros! As inscrições do concurso Polícia Penal AL , que está suspenso, serão reabertas apenas para pessoas com deficiência. A retomada deve acontecer ainda em agosto. A seleção oferta 300 vagas imediatas!
Concurso Polícia Penal AL: inscrições serão reabertas para PcD
O concurso da Polícia Penal de Alagoas deve ser retomado muito em breve. A previsão é que isso aconteça até o dia 27 de agosto.
- Adquira: Apostila completa Polícia Penal AL
- Adquira: Curso online completo Polícia Penal AL
Além disso, as inscrições serão reabertas, mas apenas para pessoas com deficiência. A informação foi confirmada pelo secretário de Planejamento, Gestão e Administração, Fabrício Marques, em transmissão online.
A informação matou a curiosidade dos candidatos, que estavam na dúvida se as inscrições seriam reabertas para todos, uma vez que o concurso foi suspenso e depois foi anunciada sua retomada.
O secretário explicou que, quando o edital foi planejado, os técnicos haviam analisado que não caberia ofertar vagas para PcD por não serem compatíveis com o cargo.
Ele ainda afirmou que a comissão decidiu pela reabertura das inscrições para PcD, afirmando que quem tinha interesse no certame já teve tempo suficiente para se candidatar.
Vale destacar que o concurso foi suspenso no último dia 10 de agosto, devido a uma decisão judicial que determinou que o edital siga a lei da reserva de 20% das vagas para Pessoas com Deficiência, o que não estava acontecendo.
A comissão enxergou como viável a suspensão e o comprimento da decisão legal, para que não haja nenhum problema com a seleção.
“Após nos reunirmos com a comissão técnica, decidimos por atender a demanda e republicar o edital, assim democratizamos o certame e oferecemos ainda mais oportunidades neste momento tão delicado”, disse a Seplag, anteriormente.
Vale lembrar que são 300 vagas para o cargo de Policial Penal. A carreira exige o nível superior e tem ganhos iniciais de R$ 3.800,00.
Concurso Polícia Penal AL: provas serão em novembro
Atenção concurseiros! De acordo com a Seplag, as provas do concurso serão aplicadas em novembro, segundo previsão. Confira as etapas de avaliação:
- Prova objetiva
- Teste de aptidão física
- Avaliação médica das condições de saúde física e mental
- Comprovação documental
- Investigação social
Provas Objetivas
As provas objetivas, em caráter eliminatório e classificatório, serão compostas por 120 questões de Certo ou Errado. Serão 3h30 para sua realização.
Confira as disciplinas que comporão as provas:
- Conhecimentos Gerais (30 questões)
- Língua Portuguesa;
- Atualidades;
- Ética no Serviço Público;
- Noções de Informática; e
- Raciocínio Lógico.
- Conhecimentos Complementares (30 questões)
- Execução Penal;
- Noções de Direitos Humanos e Participação Social; e
- Legislação Estadual.
- Conhecimentos Específicos (60 questões)
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Legislação Especial;
- História Geral, de Alagoas e do Brasil; e
- Geografia Geral, de Alagoas e do Brasil.