A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está definida como banca organizadora do concurso Polícia Penal BA . Com isso, o edital está cada vez mais perto de sair!
A previsão é que estejam ofertadas mais de mil vagas para o cargo de Agente Penitenciário. Quer saber mais sobre a seleção? Venha comigo nesta matéria!
Qual banca vai organizar o concurso Polícia Penal BA?
A tradicional e conhecida Fundação Getúlio Vargas! O anúncio da empresa escolhida esteve realizado pelo presidente do SINSPPEB (Sindicato dos Servidores Penitenciário da Bahia), Reivon Pimentel.
“A banca que irá organizar o concurso já foi escolhida, que é a Fundação Getúlio Vargas”, disse ele neste dia 23 de abril de 2024.
A FGV , considerada uma banca difícil de prever, tem provas que costumam ser cheias de particularidades e exceções para cada uma das disciplinas e de acordo com cada órgão contratante.
Uma das principais bancas examinadoras do Brasil e reconhecida especialmente pela elaboração das provas do Exame de Ordem (OAB) e de área de Tribunais, Jurídica, Fiscal, Administrativa e Policial.
A FGV tem 73 anos de atuação no Ensino Superior, além de atuar em pesquisas e projetos (organização de concursos). No entanto, existem pontos vitais da banca, são eles:
- Modelo de questões: múltipla escolha, geralmente organizada em 5 itens;
- Nível de cobrança: bem nivelado de acordo com o tipo de prova. Ainda assim, costuma se reconhecer como uma banca examinadora complexa para os candidatos.
- Distribuição de conhecimentos do edital: costuma abranger todo o edital, ainda que o número de questões para cada assunto varie.
- Quantidade média de questões: 70 a 80 questões.
- Enunciados: longos e complexos, com a utilização de termos técnicos e metafóricos.
- Prova discursiva: pode se estruturar em modelo de questões, com o máximo de 60 linhas para cada pergunta. Também pode incluir redações sobre tópicos contemporâneos, fortemente associados à política e economia.
Como gabaritar provas da banca FGV? Análise completa!
Quando sai o edital do concurso Polícia Penal BA?
Com a confirmação da banca, o edital se tornou iminente, ou seja, poderá ser publicado a qualquer momento. Ele deve sair ainda no primeiro semestre!
Lembrando que a seleção já tinha sido confirmada pelo governador, Jerônimo Rodrigues, em dezembro de 2023. Desde então, vem sendo aguardado!
Depois, em fevereiro de 2024, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, José Antônio Maia, informou que o concurso seria publicado nos moldes do “Concurso Nacional Unificado”.
Então, depois de ser regulamentado, o concurso Polícia Penal BA estará disponível do “Enem dos Concursos no estado da Bahia”, assim nomeado pelo secretário.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Quais as vagas e salários do concurso Polícia Penal BA?
O governador do estado da Bahia confirmou que o novo edital irá ofertar 1.087 vagas, sendo 287 imediatas, para Agente Penitenciário (Policial Penal).
Anteriormente, entretanto, o secretário de Administração Penitenciária informou que também haverá oportunidades para formação de cadastro reserva, totalizando cerca de 800 vagas.
Lembrando que o salário inicial é de, aproximadamente, R$ 4.000.
As oportunidades serão distribuídas pelas Unidades Prisionais do Estado, na capital, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras e outras cidades.
Quais os requisitos para ser um Policial Penal BA?
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal;
- Idade mínima de 18 (dezoito) anos;
- Certificado, devidamente registrado, de Conclusão da 3ª série do ensino médio (2º grau) em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC ou formação técnica profissionalizante de nível médio;
- Estar em pleno gozo e exercício dos direitos políticos;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada mediante exames médicos, testes físicos e exames psicológicos;
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria mínima B.
O que estudar para as provas do concurso Polícia Penal BA?
Sendo assim, quem quiser participar do novo concurso pode usar o último edital como base para iniciar os estudos. Por isso, se atente, concurseiro!
Confira: Curso Polícia Penal – BA – Policial Penal
Confira: Apostila Polícia Penal – BA 2024 – Policial Penal
Portanto, a última seleção esteve realizada em 2014 para o preenchimento de 490 vagas de Agente Penitenciário (atual polícia penal).
Posteriormente, os aprovados cumpriram jornadas de trabalho de 30 horas semanais e estiveram remunerados com salários iniciais no valor de R$ 1.775,69.
Na ocasião, a banca organizadora foi o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) e avaliou os candidatos por meio das seguintes etapas:
- Provas Objetiva e Discursiva;
- exame de Documentação;
- Avaliação Psicológica;
- Exame Médico;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Exames pré-admissionais;
- Investigação Social.
Confira: Mapa de Questões Online – Polícia Penal – BA – Policial Penal – 9 Mil Questões
Posteriormente, os aprovados foram submetidos ao Curso de Formação, onde foram remunerados com uma bolsa de estudo no valor de um salário mínimo.
Após homologada, a seleção teve prazo de validade de um ano, prorrogada uma única vez, por igual período. Aliás, conheça o conteúdo programático do último edital, aqui !
Quer saber de mais editais de concursos abertos na Bahia? Não perca tempo!