O concurso Polícia Penal BA está mais próximo de ser realizado, pois a banca organizadora que ficará responsável pelo certame já foi contratada!
A FGV (Fundação Getúlio Vargas) foi contratada para ser a banca responsável pelo novo certame para a Polícia Penal da Bahia.
O certame para a Polícia Penal BA poderá ofertar 287 vagas imediatas além de formação de cadastro reserva para o cargo de Agente Penitenciário, de nível médio de escolaridade.
Quando o edital do concurso Polícia Penal BA será publicado?
Com a contratação da banca organizadora, a FGV , o edital poderá ser publicado em breve! Vale relembrar que a banca foi definida em abril.
A banca ficará responsável pela elaboração do edital, por receber as inscrições e pela realização das etapas de seleção.
O contrato entre as partes foi publicado no DOOL (Diário Oficial On-line da Bahia) nesta última sexta-feira (10). Confira abaixo o extrato do documento:
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Quais são os requisitos para participar do concurso Polícia Penal BA?
Para que o candidato tome posse do cargo ofertado no concurso Polícia Penal BA é necessário cumprir as seguintes exigências:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal;
- Idade mínima de 18 anos;
- Estar em pleno gozo e exercício dos direitos políticos;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada mediante exames médicos, testes físicos e exames psicológicos;
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria mínima B;
- Possuir escolaridade de nível médio completo.
Quantas vagas serão ofertadas no concurso Polícia Penal BA?
Segundo anúncio realizado pelo governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o certame ofertará 287 vagas imediatas mais 800 oportunidades para formação de cadastro reserva para a Polícia Penal do estado.
O cargo exige que o servidor tenha o nível médio completo de escolaridade e e carteira nacional de habilitação, no mínimo, na categoria “B”.
Com base no último edital, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais para uma remuneração no valor de R$ 2.609,26.
O que faz a Polícia Penal BA?
Os servidores da Polícia Penal devem zelar pela disciplina e segurança dos presos, evitando fugas e conflitos; Fiscalizar o comportamento da população carcerária, observando os regulamentos e normas em vigor; Providenciar a necessária assistência aos presos, em casos de emergências; Fiscalizar a entrada e saída de pessoas e veículos nas Unidades Prisionais.
Além disso, o servidor deverá conduzir e acompanhar, em custódia, os presos entre as Unidades Prisionais integradas do Complexo Penitenciário do Estado da Bahia, e, em casos emergenciais, nos deslocamentos para fora do referido Complexo Penitenciário, com o auxílio da Polícia Militar, para melhor segurança do trabalho; Coordenar as atividades laborativas dos internos dentro da Unidade; Executar outras atividades correlatas.
Como foi o último concurso Polícia Penal BA?
O último concurso da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP BA) foi realizado em 2014 sob a organização do IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).
O certame ofertou 490 vagas imediatas para o cargo de Agente Penitenciário (Policial Penal), de nível médio de escolaridade.
Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas: Provas Objetiva e Discursiva; Exames pré-admissionais (Exame de documentação,Avaliação Psicológica, Exame Médico, Teste de Aptidão Física, Investigação Social); e Curso de Formação.
A prova objetiva foi composta por 65 questões de múltipla escolha que versaram sobre as disciplinas de conhecimentos gerais e específicos.
Na prova discursiva foram apresentados aos candidatos 03 temas, dos quais os participantes teriam que escolher apenas um deles para desenvolver em mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas. Foram avaliados os seguintes critérios:
- Correção formal
- Ortografia / Acentuação / Propriedade Vocabular
- Morfossintaxe
- Pontuação / Elementos de Coesão
- Correção de conteúdo
- Desenvolvimento do Tema / Tipologia Textual / Coerência Textual
- Seleção de Argumentos / Construção da Argumentação
Fiquem ligados para as próximas notícias!!!