Atenção concurseiros! Com a publicação do edital do concurso PM MG , aumentaram as chances de publicação também do edital do concurso Polícia Penal MG , que deverá ofertar 2.420 vagas para Policiais Penais. Confira detalhes da seleção.
- Confira: Curso Grátis Polícia Penal MG
Concurso Polícia Penal MG: banca definida e edital próximo
A banca organizadora do concurso Polícia Penal de Minas Gerais já foi anunciada e será o Instituto AOCP. Com isso, o edital fica mais próximo de ser publicado e deve sair em breve.
- Adquira: Apostila concurso Polícia Penal MG
- Adquira: Curso Online concurso Polícia Penal MG
Mas atenção, pois o Instituto AOCP estará à frente somente da etapa de Curso de Formação.
Enquanto isso, para as etapas de inscrições, provas objetivas, teste físico a melhor posposta recebida foi pelo Selecon.
Vale ressaltar que as demais bancas que estavam na disputa anunciaram, durante a realização do pregão, que entrarão com recurso e contestação à escolha, afirmando que houve falhas durante o envio dos lances.
Agora, após a contratação, a instituição escolhida terá um prazo de até 20 dias corridos para elaborar o edital e validar junto à Secretaria de Justiça e Segurança Pública.
Sendo assim, o documento deve sair entre este mês de junho e julho, segundo afirmou o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Rogério Greco, em live realizada no último dia 16 de maio.
“Acredito que no final de junho, início de julho a gente deve estar com o edital em mãos. Já com a determinação de data de provas. O edital está indo mais rápido do que imaginávamos”, disse o titular da pasta.
Vagas e salários do concurso Polícia Penal MG
O concurso Polícia Penal de Minas Gerais estará ofertando 2.420 vagas, toda ao cargo de Policial Penal (antigo cargo de Agente Penitenciário).
As oportunidades serão para homens e mulheres e ainda haverá vagas exclusivas para pessoas com deficiência.
Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. Já os salários chegam a R$ 4.631,25, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
O período trabalhista poderá, entretanto, ser cumprido em escala de plantão, de acordo com a necessidade do trabalho. São esperadas mais de 65 mil inscrições.
Concurso Polícia Penal MG: etapas de seleção
O projeto básico da seleção para a Polícia Penal de Minas Gerais foi divulgado e anunciou que serão seis etapas de avaliação, sendo:
- provas objetivas e de redação;
- prova de aptidão psicológica e psicotécnica;
- exames médicos;
- prova de condicionamento físico;
- comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social).
- curso de formação técnico-profissional.
Prova objetiva e de redação
As provas objetivas e de redação serão aplicadas no mesmo dia, tendo cinco horas de duração e 60 questões, divididas entre:
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Informática Base – 5 questões;
- Noções de Direito – 10 questões;
- Direitos Humanos – 10 questões;
- Legislação Especial – 20 questões;
- Raciocínio Lógico – 5 questões.
Vale lembrar que o tema da redação só será fornecido no momento da aplicação e ela poderá ser escrita com 20 a 30 linhas.
Para ser aprovado no exame objetivo, o concurseiro precisa atingir, no mínimo, 60% do total de pontos atribuídos na prova e 40% em cada disciplina.
Os exames serão realizados nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilio Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Sete Lagos.
Prova de condicionamento físico
Enquanto isso, a prova de aptidão física vai exigir dos candidatos, os exercícios de:
- Teste de flexão em barra fixa;
- Teste de flexão abdominal;
- Teste de impulsão horizontal;
- Teste de flexão de braços no solo;
- Teste de corrida de 12 minutos.