O adiamento da prova do concurso Caixa , apenas para o Rio Grande do Sul, trouxe uma onda de expectativas e incertezas para os candidatos que há tempos se preparavam para essa oportunidade.
Apesar de ser o mais coerente, nesse momento em que a região enfrenta um desastre climático, a decisão não agradou grande parte dos concurseiros. Nesse sentido, a institução junto a banca organizadora, oferece alternativas aos candidatos.
Confira aqui quais são essas possibilidades do concurso Caixa Econômica Federal.
Concurso Caixa: alteração do local de prova
A primeira saída para os candidatos que desejam realizar a prova no dia 26 de maio de 2024, data divulgada breviamente na publicação do edital, é pedir alteração da cidade de realização.
No comunicado divulgado, a CEF e Cesgranrio informam, que os candidatos continuarão concorrendo para as vagas do polo no qual se inscreveram, entretanto, poderão alterar a sua cidade de prova para qualquer outra cidade prevista no edital, com exceção aquelas do Rio Grande do Sul.
Essa alteração estará disponível entre os dias 16 e 19 de maio, na área do candidato .
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Devolução da taxa de inscrição
Outra possibilidade, caso o candidato não queira realizar a prova no dia 26, é solicitar a devolução do valor da taxa de inscrição.
Existe ainda uma outra opção, sendo:
-obrigatoriamente realizar a troca de sua opção de polo de vaga para o RS, e
-caso deseje, realizar a troca de sua cidade de prova para qualquer cidade de prova do RS ou outra capital do país prevista no edital, para a nova data a ser divulgada.
Caso o candidato opte por essas possibilidades, deverá aguardar a divulgação da nova data da prova que até o momento não foi definida.
Confira aqui quais são os locais de prova
Abaixo-assinado pede adiamento da prova em todo o país
Realizar o concurso da Caixa Econômica Federal, representa não apenas uma oportunidade de ingresso em uma instituição renomada, mas também a realização de um sonho e a estabilidade financeira tão almejada.
Entretanto, o adiamento da prova apenas para os candidatos gaúchos, trouxe uma indignação por parte dos demais concorrentes, apesar da Caixa informar que o adiamento não prejudica a isonomia dos candidatos, já que os mesmos concorrem entre si por polo e não nacionalmente.
Nesse sentido, foi criado uma petição direcionada ao presidente da estatal, Carlos Vieira, alegando que o fechamento do aeroporto e das principais vias, que estão alagadas ou interrompidas, torna inviável a participação de pessoas que são da região e viajariam para realizar a prova em outro estado.
Confira a seguir um trecho do abaixo-assinado, aberto em 10 de maio.
“Muitos moradores da região Sul estão afetados pelas fortes chuvas que assolam o estado. O aeroporto está fechado até o final do mês e as principais vias estão alagadas ou interrompidas devido ao grande volume de água. Isso torna impossível para participantes fazerem o concurso no polo, e de participantes da região viajarem para fazerem a prova em outra unidade federativa. … Nesse contexto, pedimos às autoridades competentes que considerem adiar o concurso público da Caixa Econômica Federal até que toda situação seja normalizada.É uma questão de justiça e equidade garantir que todos os candidatos tenham a mesma oportunidade de participar deste importante processo seletivo e que seja mantida a lisura e segurança da prova.
Temas quentes que podem ser cobrados na redação
MPF pede informações sobre o adiamento da prova do concurso Caixa
O Ministério Público Federal (MPF), encaminhou a Caixa um ofício, solicitando esclarecimentos a respeito do adiamento.
A principal dúvida em questão, é se o adiamento apenas no estado do Rio Grande do Sul, não afetaria a isonomia entre os candidatos na disputa.
- Adquira: Curso Reta Final Concurso Caixa – Técnico Bancário Novo
- Adquira: Curso Completo de Redação para Caixa
A Caixa Econômica tem 48h para responder.
Uma reunião com o Conselho Diretor, está marcado para esta terça-feira, 14 de maio, para tratar a respeito das provas do concurso. Sendo assim, novidades podem surgir nos próximos dias. Vamos continuar acompanhando.
Concurso Caixa tem mais de 1 milhão de inscritos
O certame da Caixa Econômica Federal é sempre muito visado e concorrido.
Com a oferta de 4.050 vagas de níveis médio e superior e salário de até R$ 14.915,00 + benefícios, a seleção atraiu 1.201.097 inscritos, conforme divulgado pela Cesgranrio. Você conferi aqui , o detalhamento do quantitativo de inscritos.
Saiba o que estudar em Conhecimentos Bancários para o concurso Caixa
Desse total, 118.200 candidatos concorrem a vagas da Região Sul, sendo:
- Paraná: 48.629 inscritos
- Rio Grande do Sul: 47.770 inscritos
- Santa Catarina: 21.801 inscritos
As cidades do Rio Grande do Sul, com locais de prova são:
- Caxias do Sul,
- Passo Fundo;
- Pelotas;
- Porto Alegre (Região Metropolitana); e
- Santa Maria.
Vale destacar que as vagas ofertadas no concurso Caixa Econômica, são:
Nível médio
-2.000 vagas + CR: Técnico Bancário Novo (TBN)
-2.000 vagas + CR: Técnico Bancário Novo – Tecnologia da Informação
Nível superior
-28 vagas + CR: Médico do Trabalho
-22 vagas + CR: Engenheiro de Segurança do Trabalho