Quais os cargos do concurso Sesau AL?

Optimized sesau al

Ótima notícia! O edital do concurso Sesau AL (Secretaria de Saúde do Alagoas) saiu na última sexta-feira, 11 de junho, no Diário Oficial de Alagoas. São 1.200 oportunidades para cargos de nível médio e superior.

Além disso, os aprovados no certame terão regime de contratação no modo estatutário, que confere maior estabilidade ao servidor público.

📥 Seu plano de aprovação para 2025 está quase pronto...

No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!

INSCREVA-SE!

Ademais, a jornada de trabalho poderá ser de 24h ou 30h semanais, a depender do cargo. Os salários iniciais também podem variar, entre R$ 1.100,00 e R$ 3.707,43.

Inscrições e Provas concurso Sesau AL

A princípio, o concurso público abrirá inscrições a partir do dia 18 de junho, que serão feitas pelo site do Cebraspe, banca oficial do processo. Para além, os candidatos poderão se inscrever até às 18h do dia 23 de julho.

A taxa de inscrição é de R$ 95,00 para nível médio, e R$ 200,00 para nível superior. Há a possibilidade de isenção de taxa, se o candidato se enquadrar em algum dos casos abaixo:

  • Desempregado;
  • Renda per capita familiar igual ou inferior a meio salário mínimo; Doadores de sangue;
  • Trabalhadores com ganho de até um salário mínimo por mês.

Além disso, os pedidos de isenção poderão ser feitos pelo Cebraspe também, do dia 18 de junho ao dia 2 de julho, até às 18h.

Ademais, as provas objetivas do concurso estão previstas para o dia 12 de setembro. Serão 3h30m de duração, com 120 questões, ao modo do Cebraspe. As provas serão feitas nas cidades de: Arapiraca e Maceió/AL.

São 50 questões de Conhecimentos Gerais, e 70 questões de Conhecimentos Específicos para cada cargo do concurso Sesau AL, veja as disciplinas em comum à todos os cargos:

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Legislação Estadual;
  • Legislação Aplicada ao SUS.

Edital do concurso

Além disso, o edital publicado do concurso Sesau AL, traz as funções desempenhadas por cada cargo, veja a seguir as oportunidades oferecidas e as atribuições de cada uma delas.

Ademais, cargos de para Médico, com requisito de curso superior em Medicina são ofertados nas mais diversas especialidades, com 324 vagas ao todo.

Cargos de Nível Superior

Assistente Social

O cargo de Assistente Social tem como requisito o diploma de ensino superior por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Suas principais atribuições são planejar, executar, acompanhar, avaliar e controlar as atividades técnicas referentes à profissão, no âmbito de saúde da população.

Biomédico

Para exercer a função, o candidato precisará ter diploma de formação em Biomedicina.

As atividades principais do servidor são atuar em equipes de saúde, nas atividades complementares de diagnósticos.

Também atuar em bancos de sangue e de células-tronco hematopoiéticas.

Bioquímico

O interessado no cargo deve possuir diploma de ensino superior em Bioquímica reconhecido pelo MEC.

Dentro das suas atividades principais, o servidor realiza coleta de material biológico e exames por meio de técnicas laboratoriais.

Ainda responsabiliza-se pela leitura e avaliação dos esfregaços do colo do útero, e realiza atividades inerentes a profissionais de saúde de nível superior em laboratório.

Enfermeiro

O candidato precisa ter diploma em ensino superior no curso de Enfermagem.

Suas principais atividades são realizar consultas de enfermagem, gerenciar serviço da unidade de enfermagem.

Prestar assistência direta aos pacientes de maior complexidade técnica, graves riscos de morte e/ou que exijam conhecimentos de base cientifica e capacidade de tomar decisões imediatas.

Enfermeiro de Urgência/Emergência

O candidato precisa ter diploma de ensino superior em Enfermagem, ainda, o título de Especialista ou residência em Urgência e Emergência, e registro no órgão de classe.

As atividades principais são prestar assistência de enfermagem, zelando pelo conforto e bem-estar do usuário.

Ainda, desempenhar suas atividades utilizando adequadamente os insumos e equipamentos padronizados na instituição, e executar todas as rotinas e normas administrativas.

Farmacêutico

Ter diploma em ensino superior de Farmácia e estar registrado no órgão de classe.

As principais atribuições do servidor são realizar tarefas específicas de desenvolvimento, produção, dispensação, controle, armazenamento, distribuição e transporte de produtos da área farmacêutica.

Ainda, orientar sobre o uso de produtos e prestar serviços farmacêuticos.

Fisioterapeuta

Possuir o diploma de ensino superior em Fisioterapia, e registro no órgão de classe.

As atribuições do cargo são realizar consulta terapêutica, solicitar e realizar interconsulta e encaminhamentos.

Planejar e executar estratégias de intervenção fisioterapêuticas utilizando recursos gerais e específicos da fisioterapia.

Fonoaudiólogo

Possuir diploma reconhecido pelo MEC em ensino superior no curso de Fonoaudiologia. Ter registro no órgão de classe.

O profissional realiza avaliação fonoaudiológica, atende pacientes para prevenção, habilitação e reabilitação daqueles que utilizam protocolos e procedimentos específicos da profissão.

Orienta pacientes, familiares, cuidadores e responsáveis, desenvolve programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida.

Nutricionista

Deve ter diploma em ensino superior no curso de Nutrição, e registro no órgão de classe.

As principais atividades do profissional são prestar assistência nutricional a indivíduos e coletividades.

Organizar, administrar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, participar de programas de educação nutricional.

Psicólogo

Para atuar na área, o candidato precisa de diploma em ensino superior no curso de Psicologia, e registro no órgão de classe.

Suas principais atribuições são estudar, pesquisar, e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais dos indivíduos, grupos e instituições.

Além disso, acompanha e avalia tratamentos cirúrgicos, medicamentosos e de reabilitação. Promove a reabilitação neuropsicológica.

Terapeuta Ocupacional

O candidato deve possuir diploma em ensino superior no curso de Terapia Ocupacional, com registro no órgão de classe.

As atividades exercidas pelo profissional são atender pacientes para prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas utilizando procedimentos específicos de terapia ocupacional.

Orienta, coordena e supervisiona trabalhos a serem desenvolvidos por equipes auxiliares.

Cargos de Nível Médio

Técnico em Enfermagem

Precisa de diploma reconhecido pelo MEC em Curso Técnico de Enfermagem. E ainda, registro em órgão de classe.

As atividades de um profissional Técnico são desempenhar atividades técnicas de enfermagem, assistir ao Enfermeiro no planejamento, programação e orientação das atividades de enfermagem.

Além disso, trabalha em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança, realiza registros e elabora relatórios técnicos.

Técnico de Enfermagem/APH

O candidato precisa ter diploma de Curso Técnico em Enfermagem, e de curso em Suporte Básico de Vida (BLS), além de registro em órgão de classe.

As principais funções do servidor é promover registros de enfermagem e relatórios técnicos, bem como prestar assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem-estar.

Executar atividades atribuídas à equipe de enfermagem, sob a orientação de um Enfermeiro. Executar todas as rotinas e normas administrativas e de daúde do trabalhador conforme determinado pela instituição.

Técnico de Laboratório

Precisa possuir certificado de conclusão de Curso Técnico em Análises Clínicas, e registro no órgão de classe.

Suas principais atividades são executar atividades padronizadas de laboratório, automatizadas ou técnicas clássicas.

Bem como, operar e zelar pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde.

Técnico de Radiologia

Precisa possuir certificado em Curso Técnico de Radiologia, e registro no órgão de classe.

Suas principais atividades são realizar exames radiográficos convencionais, preparar o paciente e o ambiente para a realização de exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem.

Além disso, acompanhar a utilização de meios de contraste radiológico, observando os princípios de proteção radiológica.