As provas objetivas e discursivas do concurso SME SP (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo) estão confirmadas para o dia 14 de janeiro, em dois turnos. Veja as orientações; são 924 vagas de nível médio e superior!
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Quando serão as provas do edital SME SP?
Primeiro é importante dizer que os inscritos no concurso SME SP passarão por provas objetivas e discursivas, em caráter eliminatório e classificatório, e prova de títulos, em caráter classificatório.
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As primeiras avaliações, então, serão aplicadas no dia 14 de janeiro, na cidade de São Paulo. Por isso, foram divulgadas as orientações pelo órgão.
Veja a convocação para a prova de Auxiliar Técnico de Educação e para a prova de Professor de Educação Infantil
De acordo com os documentos, as provas objetivas acontecerão a partir das 7h, com duração de 4 horas, e as discursivas a partir das 14h, com duração de 3h30.
Ainda, o candidato poderá ter acesso ao seu local de provas no site da banca Vunesp e pelo Serviço de Atendimento ao Candidato, telefone (11) 3874-6300, de segunda a sábado, das 8 às 18 horas.
Número de inscritos
A Fundação Vunesp divulgou nesta quarta-feira (10/01), o número de inscritos do concurso. Assim a seleção reúne 125.931 participantes.
Segundo a divisão, 53.064 inscritos foram no cargo de Auxiliar Técnico de Educação (93,775 candidatos por vaga) e 72.867 para Professor de Educação Infantil (203,53 candidatos por vaga).
Como serão as provas?
Assim, a prova objetiva, então, consistirá em 60 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de:
Auxiliar Técnico de Educação
- Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa: 10 questões
- Matemática: 10 questões
- Noções de Tecnologia: 10 questões
- Conhecimentos Específicos: 30 questões
- Legislação e Publicações Federais
- Legislação e Publicações Municipais
Professor de Educação Básica
- Conhecimentos Gerais: 30 questões
- Legislação e Publicações Federais
- Legislação e Publicações Municipais
- Conhecimentos Específicos: 30 questões
- Documentos Institucionais
Em contrapartida, a prova discursiva contará com um estudo de caso e duas questões discursivas. Para ser aprovado, será necessário obter 50 pontos na prova objetiva e 50 pontos na prova discursiva.
Baixe o conteúdo programático: Auxiliar | Professor ??
Vagas, cargos e salários do concurso SME SP
Sendo assim, o concurso SME SP visa o preenchimento de 924 vagas, sendo 556 oportunidades para a carreira de Auxiliar Técnico de Educação e 358 para a carreira de Professor de Educação Infantil. Confira:
- Auxiliar Técnico de Educação – Nível Médio
- AC: 424 vagas
- PCD: 28 vagas
- Negros: 114 vagas
- Professor de Educação Infantil – Nível Superior
- AC: 268 vagas
- PCD: 18 vagas
- Negros: 72 vagas
Posteriormente, os aprovados serão remunerados com salários iniciais e abonos nos seguintes valores:
- Auxiliar Técnico de Educação: R$ R$1.782,94 + abono complementar de R$ 999,56
- Professor de Educação Infantil: R$ 3.498,20 + abono complementar de R$ 922,35
Além do salário, os servidores receberão vale-alimentação de R$ 630,00 e auxílio-refeição de R$ 26,50 por dia trabalhado (média R$ 577,50).
Em relação a jornada de trabalho, os aprovados no cargo de Auxiliar Técnico de Educação terão carga horária de 40h semanais, enquanto os aprovados no cargo de Professor de Educação Infantil terão carga horária de 30h semanais.
Quais as atribuições de um Auxiliar Técnico de Educação?
- Executar atividades de natureza técnico-administrativa da secretaria da escola, com uso das tecnologias de comunicação e informação (TICs) e apoio de softwares da Prefeitura, em especial:
- Receber, classificar, arquivar, instruir e encaminhar documentos ou expedientes de funcionários e de alunos da escola garantindo sua atualização;
- Controlar e registrar dados relativos à vida funcional dos servidores da escola e à vida escolar dos alunos;
- Digitar documentos, expedientes e processos, inclusive os de natureza didático-pedagógica;
- Executar atividades auxiliares de administração relativas ao recenseamento e da frequência dos
alunos; - Fornecer dados e informações da organização escolar de acordo com o cronograma estabelecido
no projeto político-pedagógico da escola ou determinado pelos órgãos superiores; - Dar atendimento e acompanhamento aos alunos nos horários de entrada, saída, recreio e em outros períodos em que não houver a assistência do professor;
- Comunicar à direção da escola eventuais enfermidades ou acidentes ocorridos com os alunos, bem
como outras ocorrências graves; - Participar de programas e projetos definidos no projeto político-pedagógico da unidade educacional que visem à prevenção de acidentes e de uso indevido de substâncias nocivas à saúde dos alunos;
- Auxiliar os professores quanto à providências de assistência diária aos alunos;
- Colaborar no controle dos alunos quando da participação em atividades extra ou intraescolar de
qualquer natureza; entre outras.
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Quais as atribuições de um Professor de Educação Infantil?
- Desenvolver atividades com crianças na faixa etária de 0 a 3 anos;
- Participar da elaboração, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico da unidade
educacional, visando à melhoria da qualidade da educação, em consonância com as diretrizes
educacionais da Secretaria Municipal de Educação; - Elaborar o plano de ensino, observadas as metas e objetivos propostos no projeto político-pedagógico e as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação;
- Zelar pela aprendizagem e frequência dos bebês/crianças;
- Planejar e ministrar atividades, registrando os objetivos e resultados do processo educativo, tendo
em vista a efetiva aprendizagem de todos as crianças; - Planejar e desenvolver, articuladamente com os demais profissionais, atividades pedagógicas
compatíveis com os vários espaços de ensino e de aprendizagem existentes na unidade
educacional; - Articular as experiências das crianças com o conhecimento sistematizado, valendo-se de princípios
metodológicos, procedimentos didáticos e instrumentos que possibilitem o pleno aproveitamento das atividades desenvolvidas; - Planejar e executar atividades de forma a assegurar oportunidades de aprendizagem às crianças;
- Adequar os procedimentos didáticos e pedagógicos que viabilizem a implementação da educação
inclusiva e da educação das crianças; - Manter atualizado o registro das ações pedagógicas, tendo em vista a avaliação contínua do
processo educativo; - Analisar com os pais ou responsáveis as propostas de trabalho da unidade educacional, formas de
acompanhamento da vida escolar e procedimentos adotados no processo; entre outras.
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