Como era esperado, os editais do concurso TCE AM (Tribunal de Contas do Estado do Amazonas) foram republicados nesta terça-feira (18). A oferta é de 40 vagas para Auditor Técnico de Controle Externo, divididas em dois documentos.
Concurso TCE AM: vagas e salários nos editais republicados
Os editais foram desmembrados e agora são dois documentos que foram publicados nesta semana. O concurso apresenta ainda reserva de vagas para pessoas com deficiência.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Um deles oferta 18 vagas na área de Auditoria Governamental e 02 vagas do Ministério Público de Contas. Já o outro conta com 05 vagas na área de Auditoria de Obras Públicas e 15 vagas na área de Auditoria de Tecnologia da Informação.
A retificação foi determinada pela presidência do TCE do Amazonas, para se adequar a legislação estadual e federal. Os pré-requisitos e quantitativo por cargos são:
- Auditoria de Tecnologia da Informação (nível superior em Tecnologia da Informação – TI) – 15 vagas;
- Auditoria Governamental (nível superior em qualquer área) – 18 vagas;
- Auditoria de Obras Públicas (nível superior em Engenharia ou Arquitetura) – 5 vagas;
- Ministério Público de Contas (nível superior em Direito)- 2 vagas.
Os salários para todas as especialidades será de R$ 8.328,77, com uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.
Além disso, os contratados terão direito a um adicional de qualificação, que soma mais 20% do vencimento básico, o que pode elevar a remuneração para R$ 9.994,52. O TCE AM ainda oferece benefícios, como plano de saúde.
Concurso TCE AM: como realizar inscrições?
Para se inscrever no concurso TCE do Amazonas, o candidato deverá entrar no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame. Além disso, a data de encerramento é distinta dependendo da especialidade:
- Auditoria de Obras Públicas e Auditoria de Tecnologia da Informação: 21 de maio a 22 de junho;
- Auditoria Governamental e Ministério Público de Contas: 24 de maio a 22 de junho.
A isenção da taxa de inscrição poderá ser solicitada apenas por trabalhadores, de qualquer regime legal, que tenham rende mensal de até três salários mínimos ou que estejam desempregados. A informação consta no edital.
Com isso, será necessário que o concurseiro complete o requerimento específico e envie a documentação comprobatória.
Quando e como serão as provas do concurso TCE AM?
Mais uma informação importante é sobre as datas de aplicação das provas objetivas e das discursivas do concurso, que acontecerão em agosto.
Vale ressaltar que o edital original não trazia o prazo mínimo de 90 dias entre a publicação do edital e a data das avaliações, o que é determinado pela Lei 4.605/18.
Auditoria Governamental e Ministério Público de Contas
As provas objetivas serão aplicadas no dia 18 de agosto, das 08h às 11h para a área de Auditoria Governamental e das 14h às 17h para a área de Ministério Público de Contas.
Elas serão compostas por 80 questões, divididas entre 30 de Conhecimentos Básicos e 50 de Conhecimentos Específicos, todas com cinco alternativas.
Já as provas discursivas acontecerão dia 25 de agosto, das 8h às 11h para a área de Auditoria Governamental e das 14h às 17h para a área de Ministério Público de Contas.
Elas serão compostas de 02 questões de qualquer tipo, envolvendo os assuntos Controle Externo, Administração Financeira e Orçamentária, Auditoria e Controle da Administração, Direito Constitucional e Direito Administrativo e Transparência da Administração Pública.
Confira o edital completo, clicando aqui.
Auditoria de Obras Públicas e Auditoria de Tecnologia da Informação
Neste caso, as provas objetivas serão aplicadas em 18 e 25 de agosto (das 14h às 17h).
Serão 120 questões, sendo 60 de Conhecimentos Básicos aplicadas no primeiro dia e 60 de Conhecimentos Específicos aplicadas no segundo dia. Entretanto, todas as perguntas terão 05 alternativas, com apenas uma correta.
Confira o edital completo, clicando aqui.
Convocação dos aprovados
O concurso do Amazonas terá prazo de validade de dois anos, a correr na data da homologação, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Segundo o presidente do TCE AM, conselheiro Mario de Mello, as convocações de aprovados no certame deverão ocorrer ainda em 2021.
“Publicamos o edital na última semana, mas a Comissão do concurso identificou pontos que mereciam atenção e correção. Com tudo corrigido, retificamos o edital e estamos disponibilizando à sociedade. Haverá concurso público para Corte de Contas e minha intenção é nomear os aprovados ainda no segundo semestre deste ano”, afirmou ele.