O TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) anunciou, nesta terça-feira (24), que a nova data para a reaplicação das provas do concurso de Escrevente será dia 24 de novembro.
A decisão foi tomada após a anulação das provas realizadas na capital em setembro, devido a problemas no momento de aplicação.
Confira todos os detalhes a seguir!
Provas do concurso TJ SP Escrevente em São Paulo são remarcadas!
Nesta terça-feira (24), o Tribunal de Justiça de São Paulo anunciou a nova data para a reaplicação das provas do concurso para o cargo de Escrevente Judiciário na Comarca da Capital.
As provas serão realizadas no dia 24 de novembro, conforme divulgado no Diário da Justiça Eletrônico. Confira o documento:
A decisão foi tomada após a anulação das provas aplicadas no dia 8 de setembro, devido a uma falha na organização que comprometeu a isonomia do processo seletivo.
Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), em um dos locais de prova, uma fiscal encerrou o exame uma hora antes do previsto.
De acordo com o comunicado oficial, os locais e horários das provas serão divulgados por meio de um novo edital de convocação.
Este documento será publicado tanto no Diário da Justiça Eletrônico, quanto no site da Fundação Vunesp, responsável pela organização do concurso.
A anulação afeta apenas os candidatos da comarca da capital. Os inscritos para as demais regiões do estado de São Paulo não serão impactados e seguem normalmente no cronograma do concurso.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Inscrições não serão reabertas
A Fundação Vunesp , organizadora do certame, informou que não haverá reabertura das inscrições para o concurso. A medida visa manter a organização do cronograma e dar continuidade ao processo seletivo sem maiores interrupções.
Entretanto, os candidatos inscritos na Comarca da Capital que não compareceram à prova no dia 8 de setembro terão a chance de participar da nova aplicação.
Essa decisão garante que todos os inscritos possam competir em igualdade de condições, uma vez que o problema ocorreu em apenas uma das regiões, enquanto as demais comarcas seguiram o processo conforme planejado.
O TJ SP reforça que as etapas do concurso nas outras regiões do estado não sofreram alterações e continuarão com os prazos e datas já estabelecidos anteriormente.
Vale ressaltar que os gabaritos preliminares das provas aplicadas nas demais regiões foram divulgados no dia 11 de setembro.
Saiba mais: TJ SP divulga os gabaritos das provas para Escrevente!
Quem poderá refazer a prova do concurso TJ SP Escrevente?
Somente os candidatos inscritos na Comarca da Capital, que totalizam 89.856 pessoas, poderão participar da nova prova.
O erro que levou à anulação foi causado pela interrupção antecipada em um dos locais de aplicação, quando uma fiscal encerrou a prova uma hora antes do previsto. Diante disso, a presidência do TJ SP optou pela reaplicação das provas para evitar prejuízos aos concorrentes.
Os 92.110 candidatos que concorrem às vagas nas demais comarcas não foram afetados pelo incidente e seguem normalmente no processo.
Portanto, a reaplicação é restrita apenas aos inscritos para as vagas da capital, independentemente de terem ou não comparecido na primeira data de prova.
O que levar para a prova do TJ SP?
De acordo com o edital de abertura, para a prova do concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo os candidatos devem comparecer ao local com, pelo menos, 30 minutos de antecedência.
Além disso, o candidato deve levar um documento de identificação oficial com foto e uma caneta esferográfica de tinta preta.
A Vunesp orienta que os candidatos consultem o número da sala através da “área do candidato” em seu site.
Embora as informações detalhadas sobre a reaplicação das provas sejam divulgadas em edital de convocação, na prova anterior, realizada em 8 de setembro, os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h, horário provável para o novo exame.
Principais informações do concurso TJ SP Escrevente
O concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo oferece 572 vagas de nível médio, sendo 300 destinadas à Comarca da Capital.
O cargo de Escrevente Judiciário conta com uma remuneração inicial de R$6.043,54 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Além do salário-base, os aprovados terão direito a diversos benefícios, como auxílio-alimentação, assistência saúde, auxílio-transporte, auxílio-creche, adicional de qualificação, quinquênios e sexta-parte.
Com todos esses benefícios, a remuneração total pode chegar a até R$26 mil, dependendo do tempo de serviço e qualificações adicionais.
A seleção do concurso é composta por duas etapas, sendo a prova objetiva e a prova prática, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
Confira outros concursos que estão abertos no estado de São Paulo!