Os concurseiros que estão se preparando para o concurso TJMG (Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais) podem se alegrar, que a notícia é boa!
Nesta quinta-feira, 6 de junho, foi publicado no portal de contratações do Governo Federal, um contrato referente a prestação de serviços técnicos e especializados por profissional indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil/MG para compor, na condição de titular, a Comissão de Examinadora do Concurso Público.
Vale lembrar que a banca organizadora responsável pela seleção está definida desde 2023. Com a nova movimentação, cresce a expectativa pelo edital TJMG!
Concurso TJMG aguarda a homologação do último edital
Os preparativos para publicação do edital TJMG estão avançados. Segundo informações do próprio Tribunal, com comissão de planejamento formada e banca organizadora contratada, resta a homologação do concurso realizado em 2022 para o lançamento do certame.
Índice
Em abril deste ano, foi publicada no Diário do Judiciário Eletrônico, a lista de aprovados nos cargos de Oficial Judiciário e Analista Judiciário do concurso TJMG 2022, o que indica que a homologação não deve demorar.
Vale lembrar que a banca selecionada para receber as inscrições, elaborar o edital e aplicar as etapas avaliativas, como a prova objetiva, foi a MS Concursos.
- Confira: Curso Online TJMG Oficial Judiciário – Oficial Judiciário
- Confira: Curso Online TJ-MG Oficial Judiciário – Comissário da Infância e da Juventude
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
TJMG tem projeto básico divulgado
Embora o número de vagas não tenha sido divulgado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ofertará oportunidades de nível médio para Oficial Judiciário nas especialidades de Oficial Judiciário e Comissário da Infância e da Juventude.
Os profissionais receberão salários iniciais de até R$6,6 mil, incluindo as gratificações e benefícios da carreira.
O projeto básico indica que os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas compostas por 80 questões com cinco alternativas cada, sendo apenas uma resposta considerada correta.
Os candidatos deverão demonstrar conhecimentos sobre língua portuguesa, noções de direito, noções de informática e conhecimentos específicos.
A aplicação da avaliação ocorrerá em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Diamantina, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha.
[the_ad id=”230282″]
O conteúdo programático das disciplinas já está disponível para os candidatos que desejam iniciar os estudos. Clique aqui para acessar!
O que faz um Oficial Judiciário do TJMG?
O Oficial Judiciário na especialidade Oficial Judiciário é responsável por executar atividades de suporte nas áreas judiciária e administrativa na Secretaria do Tribunal de Justiça e na Justiça de Primeira Instância, registrar, reunir e avaliar informações relativas a processos judiciais e procedimentos administrativos, auxiliar o magistrado nas audiências ou sessões de julgamento, redigir e digitar matéria relacionada a sua área de atuação, entre outras atividades.
Já o Oficial Judiciário na especialidade Comissário da Infância e da Juventude é responsável por auxiliar no preparo de processos, promover medidas preliminares de instrução relativas a crianças e adolescentes, determinadas pelo juiz, lavrar auto de infração, quando constatar violação das normas de proteção à criança e ao adolescente que tipifiquem infrações administrativas
O profissional ainda deve fiscalizar a execução das normas de assistência e proteção que digam respeito à criança e ao adolescente, cumprir determinação judicial, com o fim de esclarecer fatos ou circunstâncias que possam comprometer a segurança física e moral de crianças e adolescentes, entre outras atividades.
Quer ingressar no serviço público? Clique aqui e confira todos os concursos tribunais abertos no Brasil!