O pedido para um novo concurso INSS foi enviado e a expectativa é de que o edital seja autorizado em 2022. Dessa maneira começar os estudos o quanto antes fará toda a diferença. Mas será que terá redação?
Bem tivemos acesso ao documento que foi enviado com a solicitação do novo concurso, e nele há muitas informações importantes sobre o próximo certame, inclusive sobre se haverá ou não prova de redação.
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!Índice
Portanto, tomando como base esse documento, além dos últimos editais publicados, os candidatos possuem as informações necessárias e também contam com um guia de estudos.
Agora, vamos a redação!
- Adquira: Apostilas concurso INSS
- Adquira: Curso Online concurso INSS
Concurso INSS: Saiba se vai cair redação no próximo edital
A resposta é sim, os candidatos ao cargo de Analista terão que realizar uma redação. A informação está presente no documento do pedido enviado do concurso público. O INSS vê a necessidade de avaliar os Analistas por provas objetivas e uma redação.
Desse modo, apenas o cargo de Analista fará a redação. A carreira para nível médio, Técnico, terá apenas provas objetivas. Veja o conteúdo programático para cada carreira abaixo:
Analista
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Informática;
- Noções de Regime Jurídico Único;
- Código de Ética do Servidor Público;
- Direito Constitucional, Administrativo;
- Sistema de Seguridade Social;
- Conhecimentos Específicos.
Técnico
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Informática;
- Noções do Regime Jurídico;
- Código de Ética do Servidor Público;
- Direito Constitucional, Administrativo;
- Sistema de Seguridade Social.
Além disso, para a carreira de Analista, que exige o nível superior, serão cobradas questões específicas de acordo com o conhecimento da especialidade em que o candidato se inscreveu.
Situação atual do concurso
Em primeiro lugar, vale lembrar que o concurso público ainda precisa do aval para acontecer. O órgão solicitou ao todo 7.575 vagas para um novo certame. A divisão das oportunidades ficou a seguinte: 6.004 vagas para Técnicos e 1.571 vagas para Analista.
Além disso, o órgão precisa urgente de um novo concurso, visto que o deficit no quadro de servidores é muito grande. Ao todo são 23.667 cargos vagos, e 39.162 aposentadorias acumuladas. O levantamento foi feito em abril de 2021.